País-sede da primeira Copa do Mundo a ser disputada no Oriente Médio, o Qatar teve sua seleção divulgada na tarde desta sexta-feira (11) pelo técnico Félix Sánchez. O treinador espanhol há anos à frente dos anfitriões divulgou a lista com 26 jogadores convocados para a inédita participação do país no Mundial. O projeto desenvolvido a longo prazo chega na apoteose para o time ir bem diante de sua torcida.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Todos os atletas jogam no futebol catari. O projeto contou com um trabalho desenvolvido em parceria com Xavi Hernández durante o tempo em que o ex-jogador comandou o Al-Sadd, um dos principais times do país. Al-Sadd, Al-Gharafa e Al-Duhail praticamente formam a lista, com participação mínima de outros times. Para chegar a tal ponto, a seleção participou da Copa Ouro, da Copa América, das próprias Eliminatórias Asiáticas e fez amistosos com seleções europeias, para testar estilo de jogo e estabelecer níveis de desempenho diante de seleções com maior e menor força. O título da Copa da Ásia serviu para definir tanto atletas que estão desde o início do trabalho como outros talentos que surgem no esporte doméstico.
Anfitriões da Copa do Mundo, o Qatar está no Grupo A, ao lado de Senegal, Equador e Países Baixos. A estreia será diante dos equatorianos às 13h do domingo (20), no Al Bayt Stadium. O segundo jogo terá os senegaleses como oponentes às 10h da sexta-feira (25) no Al Thumama Stadium e o encerramento da fase de grupos será novamente no Al Bayt Stadium ao meio-dia da terça-feira (29), contra os neerlandeses.
Lista de convocados
Goleiros – Saad Al Sheeb (Al-Sadd/QAT), Meshaal Barsham (Al-Sadd/QAT) e Yousef Hassan (Al-Gharafa/QAT).
Defensores – Abdelkarim Hassan (Al-Sadd/QAT), Boualem Khoukhi (Al-Sadd/QAT), Pedro Miguel ‘Ró-Ró’ (Al-Sadd/QAT), Ismaeel Mohammad (Al-Duhail/QAT), Tarek Salman (Al-Sadd/QAT), Bassam Al-Rawi (Al-Duhail/QAT), Musab Kheder (Al-Gharafa/QAT), Homam Ahmed (Al-Gharafa/QAT) e Jassem Gaber (Al-Arabi/QAT).
Meio-campistas – Karim Boudiaf (Al-Duhail/QAT), Abdulaziz Hatem (Al-Rayyan/QAT), Ali Assadalla (Al-Sadd/QAT), Assim Madibo (Al-Duhail/QAT), Mohammed Waad (Al-Sadd/QAT), Salem Al-Hajri (Al-Sadd/QAT) e Mostafa Tarek (Al-Sadd/QAT).
Atacantes – Hassan Al-Haydos (Al-Sadd/QAT), Akram Afif (Al-Sadd/QAT), Almoez Ali (Al-Duhail/QAT), Mohammed Muntari (Al-Duhail/QAT), Ahmed Alaaeldin (Al-Gharafa/QAT), Khalid Muneer (Al-Wakrah/QAT) e Naïf Al-Hadhrami (Al-Rayyan/QAT).
Técnico – Félix Sánchez.