Internacional

Da desconfiança ao vice: relembre os principais jogos do Internacional no Brasileirão

Ricardo Duarte/Internacional

No último domingo (13), o Internacional fez o último jogo pelo Campeonato Brasileiro. Ao bater o campeão Palmeiras, por 3 a 0, o Colorado garantiu o vice e ainda bateu o recorde próprio de pontos em uma edição de Brasileirão de pontos corridos. Isso tudo depois de iniciar a competição sob imensa desconfiança por parte da torcida e da imprensa.

No primeiro semestre, antes mesmo da competição começar, o cenário era de um Internacional brigando contra o rebaixamento. Afinal, o Colorado não conseguia atuar bem e havia sido eliminado do Gauchão, por um Grêmio bagunçado na Série B, e pelo Globo, do Rio Grande do Norte, na Copa do Brasil. De quebra, ainda estreou com derrota e jogo fraco para o Atlético-MG, 2 a 0, e com gol de Hulk.

Na rodada seguinte, então, novo momento que poderia abalar a confiança do elenco. No Beira-Rio, o Colorado recebeu o Fortaleza, para a despedida de D’Alessandro, que se aposentou dos gramados e não faria mais parte do grupo. Após um primeiro tempo nervoso, todavia, o Colorado conseguiu reagir e ganhar a primeira no Brasileirão, com o argentino inclusive marcando gol.

D’Alessandro se despede do Internacional após vitória sobre o Fortaleza. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Após essa vitória, o Internacional voltou a apresentar confiança e, já com um padrão de jogo estabelecido por Mano Menezes, conseguiu a primeira sequência invicta. Nos 11 jogos sem derrotas, o principal destaque ficou para a vitória sobre o Flamengo, por 3 a 1, no Beira-Rio. O jogo serviu para consolidar a entrada de novos reforços no time titular, dando resposta acima do esperado em curto prazo. Caso, na época, dos atacantes Wanderson e Pedro Henrique, os autores dos gols.

Duas rodadas depois, no entanto, ocorre talvez o grande baque desta edição do Brasileirão no Beira-Rio. Com o time confiante, e já subindo na tabela, o Internacional recebeu um Botafogo em crise. No entanto, com um a mais desde os primeiros minutos, acabou derrotado e saiu de campo sob vaias das arquibancadas, principalmente por conta do placar inesperado e com o adversário tendo um jogador expulso.

Depois deste confronto, o Internacional conseguiu ficar mais cinco jogos sem derrotas, até ter um revés natural, e jogando bem, contra o então líder Palmeiras. A resposta na rodada seguinte, então, veio com a melhor atuação no Campeonato Brasileiro. Diante de um Atlético-MG ainda em alta, e com Cuca de volta ao comando, o Colorado conseguiu apresentar um padrão de jogo dominante e letal, sacramentando os 3 a 0 somente no primeiro tempo. Naquela tarde, Maurício também passou a ganhar confiança, assumindo a titularidade.

Para saber tudo sobre o Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Em contrapartida, no jogo seguinte, a atuação foi completamente diferente. Mais preocupado com a Sul-Americana – que viria a perder para o Melgar – o time reserva do Internacional foi amplamente dominado pelo Fortaleza e, novamente com um a mais desde o primeiro tempo, acabou sucumbindo no Castelão, perdendo por 3 a 0.

A resposta, então, foi imediata. Diante do time que jogava o futebol mais bonito do Brasil até então – o Fluminense de Fernando Diniz – o Internacional foi mais uma vez avassalador. Com a mesma postura que teve diante do Atlético-MG, controlou completamente as ações e fez as pazes com a torcida, triunfando por 3 a 0 sobre o Tricolor Carioca.

Deste duelo em diante, o Internacional conseguiu sua melhor sequência invicta na história dos pontos corridos. Os 13 jogos sem ser superado trouxe a tona um padrão claro e objetivo de jogo do Colorado. A prova disso, então, veio com a maior goleada do clube no torneio, ao vencer o clássico gaúcho contra o Juventude por 4 a 0 no Beira-Rio em dia de estreia do uniforme preto. Duas rodadas depois, contra o Cuiabá, o time de Mano Menezes assumiria a vice-liderança para não sair mais.

Jogadores comemoram gol na goleada sobre o Juventude. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Somente na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, então, o Internacional voltaria a perder. Fora de casa, e precisando ganhar para evitar o título matemático do Palmeiras, o Colorado acabou não conseguindo manter o padrão físico e acabou derrotado pelo América-MG. Com isso, o time paulista levantou o troféu de forma antecipada.

E então, para finalizar a histórica campanha, que contou com dois períodos de mais de 10 jogos de invencibilidade, coube ao Internacional “carimbar” a faixa de campeão do Palmeiras. Diante de mais de 30 mil Colorados, se impôs do início ao fim, foi preciso nas chances que teve e sacramentou o ano com um recorde próprio nos pontos corridos. De quebra, ainda impediu que o Verdão encerrasse o Brasileirão invicto como visitante.

Em redenção após início de ano ruim, Internacional se despede da temporada com vitória e boa atuação. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo