Copa do Mundo - Qatar 2022

Em busca do hexa: relembre como foi o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo

Em busca do hexa: relembre como foi o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo
FOTO POR DIVULGAÇÃO CBF

Os brasileiros não veem a hora de gritar: É HEXA! Mas antes disso, é preciso relembrar como foi o primeiro passo da Seleção Brasileira para poder chegar nos dias de hoje. Onde tudo começou: o primeiro título.

E ele aconteceu em 1958, na Suécia. Era de Pelé e Garrincha, onde a Seleção alcançou o topo do mundo goleando os anfitriões em uma histórica e grande decisão. Mas como acontecia, afinal, a competição naquela época? O torneio só contava com 16 países, que eram divididos em quatro grupos, onde apenas os dois mais bem colocados se classificavam ao mata-mata.

A CAMPANHA DO BRASIL

Os amistosos começaram com ótimos resultados. Nas duas primeiras partidas diante do Paraguai, o Brasil goleou por 5 a 1 e depois empatou sem gols. Na sequência, teve dois compromissos diante da Bulgária, onde aplicou mais uma goleada por 4 a 0 e uma vitória por 3 a 1. E era de se começar a fase de grupos da Copa do Mundo.

O Brasil figurava o grupo 4, com União Soviética, Inglaterra e Áustria. Na fase de grupos, venceu a Áustria pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Mazzola e um de Nilton Santos, empatou sem gols diante da Inglaterra e na terceira e última rodada, venceu por 2 a 0 a União Soviética com grande atuação de Garrincha e dois gols de Vavá. Nas quartas, com uma bela atuação do jovem Pelé, enfrentou o País de Gales e a Seleção saiu vencedora após vencer pelo placar de 1 a 0, com gol do Rei.

Já na semifinal, pegou a França, que era conhecida pelo poderio ofensivo, com direito a sete gols. O Brasil tinha Gilmar, De Sordi, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Didi, Zito, Garrincha, Pelé, Mario Zagallo e Vavá. Não à toa, emplacou cinco gols, assinados por Didi, Pelé (3) e Vavá, terminando com placar de 5 a 2.

+ Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

A DECISÃO DO PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL DE 1958

A grande final no estádio Rasunda, era o momento de coroar toda a bela campanha que o Brasil tinha feito até chegar ali: foram 10 jogos, oito vitórias e dois empates. Exatamente, nenhuma derrota. Era o início da maior vencedora de Copas do Mundo: dia 28 de junho de 1958.

Na partida, a Seleção Brasileira não usou a Amarelinha devido que a Suécia possui a camisa de nº1 da mesma cor, mas ainda assim, a sorte esteve com o Brasil, que ainda mesmo com a de cor azul, venceu aquela partida com direito a gols de Zagallo, Vavá (2) e Pelé (2), realizando uma imponente vitória.

E com todo o brilho da Seleção, daquela em campo que ostentava a camisa azul, a torcida anfitriã, mesmo que estivesse perdendo, acabou por exaltar os brasileiros com aplausos ao invés de lamentar o resultado elástico. Afinal, bem à sua frente, estavam os heróis que deram o pontapé inicial para construir uma bela história: a da pentacampeã, a Seleção Brasileira de Futebol.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo