A maior fábrica de memes da internet mundial, o Twitter brasileiro forneceu aos milhões de internautas o portal de notícias ‘Choquei’, criado como uma brincadeira e que se tornou algo sério, o canal foi o mais influente durante as eleições presidenciais do Brasil e agora na Copa do Mundo do Qatar.
Inclusive, o portal já encaminhou a sua mais famosa correspondente para acompanhar os jogos e eventos mais importantes do Mundial, Gretchen, a cantora. Através de uma parceria com a R10 score, um aplicativo voltado para análise de desempenho no futebol, que custeou a ida da sub-celebridade para o país árabe.
A grandeza da Choquei foi consolidada durante as eleições onde, seguindo um perfil mais lulista, conseguiu bater de frente com o engajamento de outros gigantes da internet brasileira como o influencer Felipe Neto e o jornalista Hugo Gloss.
Mas engana-se quem pensa que a Choquei é um portal de notícias gigante. A verdade é que apesar do enorme engajamento na rede, são apenas 7 pessoas comandando o conteúdo, 3 no twitter e 3 no instagram, todos subordinados ao fundador da marca, Raphael Sousa Oliveira, de 28 anos.
A brincadeira que surgiu em 2014 começou a ganhar corpo com o engajamento realizado através dos realitys shows como Big Brother Brasil, da TV Globo e A Fazenda, da Record TV. Ao chegar na marca de 1 milhão de seguidores, os contatos por publicidade começaram a chegar e a marca ficou forte nas redes sociais.
“Vários lojistas e influenciadores que queriam migrar do Facebook para o Instagram pagavam um preço simbólico para fazer publicidade no perfil, crescer a conta, divulgar a loja etc.”, afirmou o goiano ao Metrópoles.
Raphael não tinha formação na área digital e teve que aprender na prática. Um simples vendedor de chips de celulares, acabou descobrindo uma mina de ouro nas mãos e o poder de criar influência dentro da internet. Ao furar a bolha, o meme ‘correspondente da choquei’ ganhou a internet brasileira com a ‘cobertura’ feita sobre a Guerra da Ucrânia.
“O pessoal comparava bastante todos os outros portais com o nosso, mas a gente tinha fonte e era confiável. Todas as nossas fontes eram jornais ingleses, pessoas verificadas, jornalistas”, disse Raphael.
O portal ainda divide opiniões sobre as fontes das notícias replicadas, e é alvo de críticas de jornalistas brasileiros verificados que não conseguem o engajamento do portal. Com a cobertura da Guerra da Ucrânia, das Eleições Presidenciais, a Choquei está focada na Copa do Mundo do Qatar.
Meme correspondente da Choquei
Acompanhe todas as notícias da Copa do Mundo do Qatar no Esporte News Mundo!