O Mundial de Clubes é um sonho de consumo para os times sul-americanos. Desde 2012, quando o Corinthians venceu o Chelsea na decisão, um clube da América do Sul não conquista a competição. Por ter vencido a Libertadores 2022, o Flamengo se credenciou a tentar o bicampeonato mundial, objetivo que não foi alcançado em 2019, após derrota para o Liverpool na prorrogação da decisão.
Esta deve ser uma das últimas edições do torneio no atual formato. A FIFA estuda a mudança de regulamento a partir de 2023. Um formato com 24 clubes e disputado de quatro em quatro anos, na mesma temporada que a Copa do Mundo, chegou a ser confirmado em 2021, mas foi adiado por causa da pandemia do coronavírus, que adiou a Copa América e a Eurocopa. Sendo assim, esta edição ocorrerá no tradicional mata-mata – e será disputada no ano que vem, já que a Copa do Mundo está acontecendo no fim do ano.
+ Conmebol define data para sorteios da Sul-americana e Libertadores; confira
+ Flamengo teria acertado a contratação de Gerson, diz jornalista
Data de disputa e sede
A data de disputa e a sede do Mundial de Clubes 2022 seguem indefinidas. Segundo o ‘ge’, o local com mais chances de abrigar a próxima edição é Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no período de 1 a 11 de fevereiro, mas as informações exatas ainda não foram definidas pela FIFA. As datas estipuladas são anteriores à decisão da Liga dos Campeões da Ásia, que definirá um dos últimos representantes do torneio.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Confira os clubes classificados até agora
Além do Flamengo, quatro clubes já estão classificados para o Mundial de Clubes. Ainda restam as definições de dois times: os representantes da Ásia e do país sede. A Liga dos Campeões da Ásia tem o Urawa Red Diamonds, do Japão, como primeiro finalista. O país sede ainda não foi definido.
Wydad Casablanca (Marrocos): O clube marroquino conquistou seu terceiro título da Liga dos Campeões da África ao bater o tradicional Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 na decisão. Em sua última participação no Mundial, em 2017, caiu nas quartas-de-final para o Pachuca.
Seattle Sounders (Estados Unidos): O Seattle Sounders conquistou seu primeiro título da Liga dos Campeões da CONCACAF após vencer o Pumas, do México, por 3 a 0 no jogo de volta, resultando em um placar de 5 a 2 no agregado.
Auckland City (Nova Zelândia): O tradicional clube neozelandês chegou ao seu 10º título da Liga dos Campeões da Oceania ao vencer o Venus, que disputa o Campeonato Taitiano, por 2 a 0 em agosto deste ano. Em sua última participação no Mundial, em 2017, foi eliminado nos playoffs para o Al Jazira após perder por 1 a 0.
Real Madrid (Espanha): Por fim, o oponente mais tradicional. O Real Madrid tem sete títulos mundiais – sendo quatro Mundiais de Clubes da FIFA – e chega à sua quinta participação no torneio após vencer o Liverpool por 1 a 0 na decisão da Liga dos Campeões da UEFA.