Nesta quinta-feira (1), Marrocos e Canadá se enfrentaram, no Al Thumama Stadium, e a equipe africana venceu por 2 a 1, com gols de Ziyech e En-Nesyri. Com este triunfo, a seleção marroquina se classificou para o mata-mata e terminou em primeiro do grupo F, se tornando apenas o quinto país africano a vencer o grupo na Copa do Mundo.
+ Sem brilho de Messi, Argentina vence a Polônia e se classifica para as oitavas da Copa do Mundo
Antes do Marrocos outros quatro países conseguiram este feito, são eles: Nigéria (1998 e 1994), Camarões (1990) e a própria seleção marroquina em 1986, curiosamente, está foi a última vez que a equipe africana se classificou para o mata-mata, então com a vitória de hoje um jejum de 36 anos foi encerrado.
Entre essas quatro campanhas a que chegou mais longe foi Camarões, que em 1990 foi eliminada nas quartas para a Inglaterra por 3 a 2. As outras três caminhadas pararam nas oitavas, o Marrocos foi eliminado pela Alemanha em 1986 e a Nigéria perdeu para a Itália, em 1994, e para a Dinamarca em 1998.
Em comparação com a campanha de 1986, o Marrocos se superou muito em relação à última vez que venceu o grupo. Naquela edição, a equipe marroquina terminou com quatro pontos, com uma vitória, dois empates, nenhuma derrota, três gols marcados e apenas um gol sofrido. Na atual campanha, a seleção africana terminou com sete pontos, com duas vitórias, um empate, nenhuma derrota, quatro gols marcados e também só um gol sofrido.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Marrocos agora aguarda o desfecho do grupo E para saber quem será seu adversário nas oitavas de final, os possíveis confrontos são: Espanha, Japão, Alemanha e Costa Rica. Mesmo sem adversário definido, o confronto já tem data, ele acontece na terça-feira (6), às 12h, no Education City Stadium.