A Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa, está paralisada desde o início de março devido à pandemia do novo Coronavírus. Mas as movimentações para o seu reinício já começam a acontecer e inclusive um prazo já foi determinado: agosto. A informação foi confirmada por Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.
O mandatário concedeu entrevista ao diário esportivo português “Record” e garantiu que a entidade tem traçado essa meta. Ceferin acredita que a Europa já está voltando a sua normalidade e, além disso, algumas competições nacionais de futebol já estão sendo reiniciadas.
“Nosso plano é terminar (a Champions) até o fim de agosto. Acredito que vai funcionar. Nunca se sabe o que vai acontecer, mas as coisas parecem se acalmar. Cerca de 80% das ligas europeias vão ser retomadas. Não vejo por que a Liga dos Campeões e a Liga Europa não poderiam ser disputadas”, afirmou o presidente da Uefa.
A entidade já havia determinado o dia 3 de agosto como data limite para a conclusão dos campeonatos nacionais. Desta forma, a ideia é ter o retorno da Liga dos Campeões quando as demais competições pelo continente já tiverem encerrado suas temporadas. Ceferin, inclusive, chegou a criticar o encerramento precoce do campeonato francês. No começo da semana o campeonato escocês também foi encerrado ainda restando oito rodadas para o seu final.
“Não vejo por que não poderia ser disputada. Não acho que o vírus vai durar para sempre… Já sabemos coisas sobre o vírus. Sou otimista. Tenho absoluta certeza, a nível pessoal, de que o velho futebol, com torcedores, estará de volta em breve”, finalizou Ceferin.
A Liga dos Campeões foi interrompita ainda restando jogos das oitavas a serem concluídos. Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Atalanta e RB Leipzig já haviam garantido suas vagas para a fase de quartas do torneio. Ainda restam quatro jogos para a conclusão da fase de oitavas e seguem na disputa: Manchester City, Real Madrid, Barcelona, Napoli, Juventus, Lyon, Bayern de Munique e Chelsea.