Neste sábado, o Arsenal venceu o Brighton por 4 a 2, fora de casa, no Estádio Falmer, pela 18º rodada e disparou na liderança da Premier League. Assim, além disso, vai terminar o ano de 2022 na liderança do Campeonato Inglês, com sete pontos de diferença para o segundo colocado, Manchester City.
+ Confira o lance a lance de Brighton x Arsenal!
Com gols de Saka, Odegaard, Nketiah e Gabriel Martinelli para os líderes, o time de Londres teve amplo domínio do jogo, com destaque para o brasileiro Martinelli, que participou de três dos quatro gols.
Já pelo lado do Brigthon, na primeira etapa os mandantes até dominaram a posse de bola, mas pouco conseguiram transformar as chances em finalizações precisas. No segundo tempo, o técnico colocou peças que conseguiram transformar essa posse de bola em chance de gol, tanto que Mitoma e Ferguson conseguiram marcar a favor, mas nada que conseguiria mudar o resultado da partida.
Com a vitória o Arsenal se isolou ainda mais na liderança, já que as duas equipes que estão na cola da equipe de Londres, Manchester City e Newcastle, apenas empataram em seus jogos.
Primeiro tempo
Apesar do amplo domínio da posse de bola durante a primeira etapa, o Brigthon acabou sendo dominado pelo Arsenal. O time de Londres logo de cara já abriu o placar com Saka, Martinelli (que foi bastante acionado) tentou finalização, a zaga desviou e a bola ficou livre para o jogador inglês abrir o placar. Com um gol precoce, o Brighton teve mais o domínio da posse de bola, porém sem conseguir oportunidades de chegar ao gol de Ramsdale. Quem realmente conseguiu chegar ao gol, e mais uma vez, foi Arsenal, com mais um rebote, após escanteio, Odergaard livre de marcação chutou no ângulo do goleiro Sanchez, e ampliou o placar no finalzinho do primeiro tempo.
Segundo tempo
Segundo tempo bastante animado, se na primeira etapa tivemos ‘apenas’ dois gols, nos 45 minutos finais foi o dobro. Uma coisa que se repetiu foi que logo logo foi o gol logo de cara do Arsenal, Nketiah pegou rebote de Martinelli e ampliou o placar. A equipe do Brigthon ainda mantinha a possa de bola, mas sem transformar em chances claras, o técnico então colocou peças como Sarmiento e Ferguson e no lance seguinte o japonês Mitoma já diminuiu o placar. Porém Odegaard deixou Martinelli sozinho e o brasileiro não titubeou e mandou a bola para o fundo das redes. Perto do fim da partida, foi a vez da defesa do Arsenal bobear, Ferguson ganhou de Saliba na força e diminuiu o placar mais um vez, porém sem muito o que fazer dali para frente.
Encerrando o ano de 2022 na liderança, o Arsenal vai iniciar o seu 2023 com um jogo bastante pegado: dia 3 a equipe vai receber o Newcastle. Na mesa data, o Brighton vai até Liverpool, jogar contra o Everton.