Teremos El Clásico na semifinal da Copa do Rei da Espanha 2022-23. Em sorteio realizado nesta segunda-feira (30), na sede da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), entidade que organiza a competição, Barcelona e Real Madrid irão se enfrentar em dois jogos na fase semifinal do torneio. O outro confronto será entre Osasuna e Athletic Bilbao, também em 180 minutos.
Após vencerem Real Sociedad e Atlético de Madrid semana passada, respectivamente, Barcelona e Real Madrid irão se enfrentar mais três vezes na temporada. Além do confronto válido por LaLiga no segundo semestre de 2022 vencido pelos merengues, os eternos arquirrivais disputaram a Supercopa da Espanha, vencida pelos catalães, e ainda terão mais um jogo pelo Campeonato Espanhol. Segundo o diário AS, ter los blancos como oponentes agradou o vestiário do Barça. Além da vitória recente na Supercopa e a vantagem em LaLiga, ter o segundo e decisivo confronto da semifinal no Camp Nou, diante de um adversário bem desgastado pela disputa do Mundial de Clubes em alguns dias, anima o elenco blaugrana a buscar mais resultados positivos diante do arquirrival.
Por outro lado, o vice-presidente esportivo do Real Madrid, Emilio Butragueño, afirmou que o calendário está apertado para todos e que será necessário contar com todos os jogadores para os desafios das próximas semanas pelo Mundial de Clubes, pelo Campeonato Espanhol, pela Copa do Rei e pela Uefa Champions League. O ex-jogador e ídolo da equipe afirmou que ter o primeiro clássico da semifinal em casa será de grande sucesso com o apoio do torcedor.
“O primeiro jogo é em casa. Com o apoio no Santiago Bernabéu, vamos tentar conseguir um bom resultado para defendê-lo em Barcelona e poder estar na final. No duelo da Supercopa, uma série de fatores ocorreram. A equipe tem reagido muito bem e é a dinâmica que precisamos para as próximas semanas. O calendário é muito difícil para todas as equipes. Nós vamos necessitar de todos os jogadores, estamos comprovando isso nos últimos jogos. Pouco a pouco, vamos recuperando os lesionados. Os jogadores têm demonstrado orgulho e comprometimento e isso nos deixa otimistas. Temos de contar com o apoio do Bernabéu no jogo de ida e conseguir um bom resultado. Quando há tanta igualdade, acho que a ordem das partidas pode não ser tão decisiva. Se conseguirmos um bom resultado no Santiago Bernabéu, podemos defendê-lo perfeitamente em Barcelona. Temos jogado assim e temos que competir com a esperança de chegar à final. Temos um passo muito difícil pelo rival que vamos ter, mas tem que fazer todo o possível.”
Osasuna x Athletic
Do outro lado, Osasuna e Athletic Bilbao também irão brigar por uma vaga na final da Copa do Rei. As equipes venceram Sevilla e Valencia, respectivamente, na semana passada e se encontram em busca de manter o sonho de um título de grande expressão. Enquanto os navarros perderam a final de 2005, os bascos foram derrotados nas decisões de 2020 e 2021. Equipes que vivem em regiões geográficas vizinhas, a semifinal é encarada como uma maneira de permanecer firme para encerrar a temporada com uma conquista importante. Nos últimos quatro confrontos, são dois empates e duas vitórias do Bilbao.
Técnico do Osasuna, Jagoba Arrasate afirmou que ter um clássico na semifinal traz dificuldade e mais importância, mas tem ciência de que os seus comandados darão a vida para recolocar o clube navarro na decisão da Copa do Rei após 18 anos. O treinador afirmou que contar com o apoio da torcida nos primeiros 90 minutos será fundamental para ajudar a pavimentar o caminho rumo à final.
“Acredito que seja uma eliminatória preciosa. Um derby em uma das semifinais da Copa do Rei. Temos muito ânimo e sabemos que eles estão muito habituados a este tipo de jogo. Eu espero o mesmo ambiente. Sabemos que vamos jogar em casa com El Sadar lotado e temos que fazer valer este grande ambiente. Jogar em casa primeiro pode ser decisivo ou não. O Athletic é um clube copeiro. Tem muitos títulos, todos os anos está aí e este não será uma exceção. Em LaLiga, jogamos em San Mamés e sofremos muito, mas entendo que temos nossas opções e que vamos aproveitá-las ao máximo com nossa gente.”
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Por sua vez, o técnico do Athletic Bilbao, Ernesto Valverde, admitiu que enfrentar Real Madrid ou Barcelona era algo que nem ele nem o Osasuna queriam, mas destacou que o sorteio traria confrontos difíceis de qualquer forma. Valverde exaltou também a campanha superior do Osasuna no Campeonato Espanhol e citou que, apesar da atmosfera na Catedral de San Mamés ser bastante hostil aos adversários, os seus comandados irão enfrentar dificuldades nos primeiros 90 minutos, a serem disputados no El Sadar, casa do adversário da semifinal.
“Qualquer rival que nos enfrentasse seria duro, mas é claro que Real Madrid e Barcelona eram, a princípio, os times que nem Osasuna nem nós queríamos. Tenho a sensação de que todos gostaram e todos queriam o Osasuna em certa medida, e me refiro ao Barcelona e ao Real Madrid. É um sorteio difícil porque todos nós estamos jogando muito. No momento, o Osasuna vive uma boa fase e está acima de nós na tabela de classificação. Teremos a segunda partida em San Mamés, que será um grande ambiente, mas também assumimos que terá uma grande atmosfera em El Sadar. É uma semifinal muito disputada, muito competitiva. É também um derby, com aquele aspecto emocional que todos os dérbis carregam. Estamos iguais neste ponto. Temos a vantagem de, se tivermos prorrogação, jogaremos mais 30 minutos com nossos torcedores. Para ir à final é preciso fazer duas grandes partidas. O Osasuna vai nos obrigar a jogar duas fortes partidas. Já vimos isso em San Mamés, quando dominamos o jogo e não conseguimos vencê-los. É uma bela eliminatória com o prêmio que há por trás.”
A RFEF ainda irá detalhar as datas e horários das semifinais, mas adiantou que os primeiros jogos serão disputados entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri/ESP, e no Estádio El Sadar, em Osasuna/ESP. Os segundos e decisivos confrontos serão realizados entre os dias 4 e 6 de abril no Camp Nou, em Barcelona/ESP, e na Catedral de San Mamés, em Bilbao/ESP. A final da Copa do Rei está programada para o próximo dia 6 de maio, no Estádio de La Cartuja, em Sevilla/ESP.