Informações divulgadas pelo jornal The Athletic nesta terça-feira (7) indicam que Pep Guardiola deixará o Manchester City caso o clube sofra punições.
A informação do jornal inglês foi divulgada um dia antes da Premier League anunciar que os Citzens supostamente violaram mais de 100 regras de controle financeiro na liga.
As acusações contra os atuais campeões estão relacionadas a informações financeiras sobre receita, detalhes de remuneração de treinadores e jogadores, regulamentos da UEFA, lucratividade e sustentabilidade e cooperação com as investigações da Premier League.
Cabe ressaltar que Guardiola chegou à responder questionamentos da imprensa em maio de 2022 sobre as investigações da UEFA. Na ocasião, o técnico afirmou que deixaria o clube caso os diretores mentissem para ele sobre as investigações.
O assunto agora será encaminhado a uma comissão independente e, caso os campeões ingleses sejam considerados culpados, eles enfrentarão uma série de possíveis sanções, incluindo dedução de pontos ou até a expulsão na Premier League por tempo indeterminado.
Guardiola soube da “bomba” antes da nota oficial da Premier League
Ainda de acordo com o The Athletic, Guardiola teria sido um dos primeiros a saber da notícia entre as figuras mais importantes do City antes do fato tornar-se público na última segunda-feira (6).
Mais tarde naquele dia, os jogadores mais importantes também receberam informação antes, mas alguns membros do elenco souberam da notícia apenas com a publicação da nota oficial.
Pep Guardiola abertamente o clube e seus dirigentes em 2020, quando inicialmente receberam uma suspensão de dois anos da Liga dos Campeões por quebrar os regulamentos do FFP. Inflexível quanto à inocência, o City foi inocentado pela Corte Arbitral do Esporte de todas as acusações cinco meses depois.
Dentro de campo, os Citzens seguem concentrados na luta pelo título da Premier League. No último final de semana, o Manchester City não aproveitou o tropeço do Arsenal contra o Everton e acabou sendo derrotado pelo Tottenham.