A Premier League tomou nesta segunda-feira (13) a decisão de afastar o árbitro John Brooks, que atuou no jogo Brighton x Crystal Palace, por duas rodadas.
O erro grave ocorreu no momento de traçar a linha do impedimento na análise do lance envolvendo Estupiñan, que estava em posição de impedimento. No entanto, a equipe do VAR não traçou a linha no último homem mais perto da linha de fundo (Marc Guehi) ao traçar a linha em James Tomkins.
Este lance foi decisivo e acabou interferindo no errado da partida, pois Guehi dava condições legais para Estupiñan, que teria o gol anulado caso a linha fosse traçada no jogador correto.
Com isso, o árbitro John Brooks não estará envolvido mais no jogo Liverpool x Everton, no encerramento da 22ª rodada da Premier League nesta segunda-feira (13), a partir das 17h pelo horário de Brasília, sendo substituído por Andre Marriner.
Além disso, o árbitro também foi cortado do jogo mais aguardado da Premier League desde o retorno da Copa do Mundo: o duelo de líderes entre Arsenal e Manchester City, nesta quarta-feira (15). David Coote assumirá o comando do apito.
Premier League em outra polêmica de arbitragem
A Premier League também esteve envolvido em polêmica no final de semana por conta do jogo Arsenal x Brighton, com sucessivos erros cometidos pela cabine do VAR contra os Gunners.
No primeiro gol marcado pelo Brighton, o VAR não traçou a linha para checar a posição de Nörgaard, cujo teve participação direta no lance e estava impedido. Com isso, a equipe do VAR validou um gol irregular.