Em duelo movimentado pela 22ª rodada da Bundesliga neste sábado (25), o Borussia Dortmund venceu o Hoffenheim por 1 a 0 na Prezero Arena.
No primeiro tempo, o Dortmund teve mais chances de gol e conseguiu abrir o placar antes do intervalo com ótima categoria de Julian Brandt após cobrança de escanteio.
O Hoffenheim melhorou consideravelmente na etapa complementar e os goleiros trabalharam bastante para evitar um placar elástico. Melhor para o Dortmund, que conseguiu assegurar a vitória.
Com a vitória, o Borussia Dortmund assumiu a liderança da Bundesliga com 46 pontos, à frente de Bayern de Munique (43) e Union Berlin (43), que ainda jogam nesta rodada.
Borussia Dortmund teve controle do primeiro tempo
No primeiro tempo, o Dortmund controlou mais a posse de bola e chegou com perigo em diversos momentos. A chance inicial veio logo aos 4′ com Byone-Gittens parando em defesa do goleiro Baumann, que iniciou a sua ótima atuação na partida.
Os donos da casa tentaram responder com Kramaric chutando no centro da área após passe de Baumgartner, mas a defesa bloqueou o chute o momento exato para evitar maior perigo.
Depois, o Borussia Dortmund voltou a pressionar mais com Niklas Süle testando firme para fora após escanteio de Brandt, com desvio. Na segunda tentativa, Schlotterbeck errou o alvo na cabeçada dentro da pequena área.
Após maior estabilidade dentro do primeiro tempo, o Hoffenheim voltou a sofrer com a pressão do Borussia na reta final principalmente no jogo aéreo de Sébastien Haller. Mas o gol saiu apenas aos 43 minutos, depois que Julian Brandt aproveitou cobrança de escanteio de Marco Reus e se abaixou para fazer um gol “de costas”.
Hoffenheim ofereceu maior desafio após o intervalo
No início do segundo tempo, o VAR assumiu o protagonismo da partida de forma momentânea após não conceder pênalti a favor do Hoffenheim em lance polêmico dentro da área após revisão na cabine.
Depois, o Borussia Dortmund sofreu nas mãos da arbitragem de vídeo depois que Marius Wolf teve o seu gol anulado após nova revisão do VAR, desta vez marcando falta de Oliver Baumann na origem do lance.
A sequência da etapa complementar ficou marcada por mais espaços no campo e uma trocação direta entre as equipes. O Hoffenheim saiu mais para o ataque e Kobel foi muito exigido para evitar o gol de Kramaric. Rudy também experimentou de fora da área e foi bloqueado.
Aos 23′, Baumgartner conseguiu achar espaço para chutar de fora buscando o canto, mas Kobel fez uma defesa sensacional e voltou a salvar o Borussia Dortmund, que respondeu com Angeliño e Julian Brandt assustando em chutes de fora da área.
Na reta final, o jovem Angeliño aproveitou cobrança de escanteio curta e cruzou na medida para Asllani chegar sozinho na segunda trave, mas o Hoffenheim não aproveitou a chance. Do outro lado, Baumann evitou o gol de Reus em chute cruzado pela esquerda em outra ótima oportunidade.
Aos 52 minutos, o Hoffenheim teve a sua última chance de gol. Kramaric jogou na área e Kobel jogou para escanteio. Angeliño fez a cobrança e Bicakcic errou o alvo, confirmando a 9ª vitória consecutiva do Dortmund.
FICHA TÉCNICA
HOFFENHEIM 0-1 BORUSSIA DORTMUND
Data: 25/02/2023, 10:30
Estádio: Prezero Arena
Competição: Bundesliga 2022/23 – 22ª Rodada
Gols: 1T43′ J.Brandt (DOR)
Substituições – HOF: E.Bicakcic (O.Kabak); K.Dolberg (U.Tohumcu); F.Asllani (I.Bebou); A.Stiller (S.Rudy)
Substituições – DOR: D.Malen (Byone-Gittens); S.Ozcan (S.Haller)
Hoffenheim (3-4-1-2): O. Baumann; O.Kabak, K.Vogt, K.Akpoguma; P.Kaderabek, S.Rudy, U.Tohumcu, Angeliño; C.Baumgartner; I.Bebou, A.Kramaric
Borussia Dortmund (4-3-3): G.Kobel; M.Wolf, N.Sule, N.Schlotterbeck, R.Guerreiro; M.Reus, E.Can, J.Bellingham; J.Brandt, S.Haller, J.Byone-Gittens