A Seleção Brasileira foi convocada pela primeira vez após Copa do Mundo do Qatar. O novo ciclo já é visto nesta primeira lista de jogadores elaborada por Ramon Menezes com nove estreias que vão vestir a camisa Amarelinha. O técnico destacou que neste momento é dar chance a novos atletas que estão mostrando seu futebol.
– Deixei bem claro que sou funcionário da CBF. Estou pronto para todos os desafios, presidente me deu essa grande oportunidade. Meu primeiro grande desafio foi o Sul-Americano. A conquista fez com que aumentasse a minha credibilidade aqui dentro. Sempre procurei passar para os atletas o que é o sentimento de vestir a camisa da Seleção, e o que penso sobre futebol. Baseado em cima disso, nós fizemos uma convocação que procuramos também ter uma base, com 11 jogadores que foram à Copa.
– Todos os que foram ao Mundial poderiam fazer parte dessa lista de convocados. Mas nesse momento oportunizar novos atletas, esses jogadores que vêm mostrando uma performance muito boa nos seus clubes, disputando campeonatos importantes e chegando em finais. Raphael Veiga sempre decidido, jogador técnico, ótimo jogador. Por isso a oportunidade agora – disse.
O Brasil encara o Marrocos no dia 25 de março, às 19h, no estádio Ibn Batouta, na cidade de Tânger, no Marrocos. Ramon destacou que novos estão sendo analisados a todo momento e espera equilíbrio em campo.
– Primeiro que não é fácil fazer uma lista com 23 atletas, sendo que observamos 52, 55 jogadores. Sei da responsabilidade que é. Vamos enfrentar o Marrocos, semifinalista de Copa do Mundo, equipe muito bem preparada. Buscando um equilíbrio para nós, na montagem da lista. O conhecimento dos atletas que tenho da sub-20, jogadores que já vinham atuando no time principal de seus clubes, que sustentam na principal. Por isso estão aqui. Dar oportunidade para outros atletas, oito com idade olímpica. Poderíamos ter mais. Estamos deixando de fora o Martinelli, que tem idade olímpica. São as escolhas. A vida é feita de escolha. Acho que no momento fizemos as melhores escolhas para vestir a camisa da da seleção brasileira – destacou.
Trechos da Coletiva:
Agradecimento
– Sempre agradecer a Deus por tudo o que acontece na minha vida. Agradecimento especial ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por essa grande oportunidade. Orgulho muito grande de poder servir a seleção brasileira. Vai completar um ano em que estou à frente da seleção da sub-20. Estou tendo essa grande oportunidade, para mim é mais uma missão, chance para mostrar o nosso trabalho. Com uma conquista na sub-20, depois de tantos anos. Dedico o que está acontecendo na minha vida aos atletas, aos membros da comissão técnica, ao staff… Os atletas representaram muito bem aquilo que é vestir a camisa da seleção brasileira. Me sinto muito orgulhoso e feliz por essa oportunidade.
Jogadores
São jogadores muito inteligentes. Nós temos hoje os melhores jogadores do mundo, os brasileiros. Jogadores que vivem grande momento. Na fase ofensiva é a qualidade, a criatividade que todo brasileiro gosta de ver.
Expectativa
Primeiro que estou pensando nesse jogo. A lista foi formatada pensando num equilíbrio. E oportunizar esses nove atletas na seleção brasileira. Equilíbrio também nas posições, com dois jogadores para cada posição, é como eu entendo. Os três goleiros mas os 20 jogadores de linha, com dois para cada posição.
Preocupação para convocação?
O presidente me deu total liberdade para formatar essa lista dos convocados. Ele está sabendo agora, espero que tenha gostado. Sou funcionário da CBF, me sinto muito honrado por ter sido escolhido para fazer esse jogo. O meu projeto é esse jogo, mas tenho compromisso também com o Mundial Sub-20. A lista foi feita pensando nesse jogo contra o Marrocos, que é um adversário muito forte, mas com equilíbrio das posições, oportunizar novos atletas. Espero que a gente possa ir lá e fazer um grande jogo, representar e bem o futebol brasileiro.
Lista para Olimpíada 2024
O presidente está aqui, na minha frente. Sou o treinador da seleção sub-20. Meu projeto é colocar novamente o Brasil no Mundial. Tivemos uma felicidade muito grande com a conquista do Sul-Americano Sub-20. E agora fazer esse jogo (contra o Marrocos), que para mim é uma honra.
Lista x time titular
A lista tem dois jogadores para cada posição. Por exemplo, temos o André e o Casemiro. O Andrey e o João Gomes. O Raphael Veiga é o meia, o 10. O Paquetá pode fazer essa função também. Foi pensando nisso. Temos de lado o Rony, o Vinicius Junior. O Rodrygo pode jogar por dentro ou por fora, fez um grande jogo contra o Liverpool. O Antony é um canhoto que faz o lado direito. Pensei em dois jogadores para cada posição.