Em grande duelo realizado no Stamford Bridge nesta terça-feira (7), o Chelsea venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 e avançou na UEFA Champions League.
Após diversas finalizações de perigo no primeiro tempo, Sterling garantiu a vantagem no placar antes do intervalo. Na etapa complementar, Havertz cobrar dois pênaltis para superar o goleiro Meyer.
Com a vitória, os Blues avançaram às quartas de final. A definição do adversário e o chaveamento até a decisão será definido em sorteio no dia 17 de março.
Dortmund resistiu à pressão até aos 43 minutos do primeiro tempo
O início da partida ficou marcado por um controle invejável do Borussia mesmo atuando fora de casa. A equipe alemã dominou a posse de bola, ocupou o campo ofensivo e impediu chegadas perigosas dos Blues nos primeiros 20 minutos.
Logo após a saída precoce de Brandt devido à lesão na perna, o Dortmund começou a tomar alguns sustos. Aos 7′, João Felix chutou firme após escanteio de Sterling e Koulibaly fez o corte de cabeça. Na sequência, os alemães responderam com Reus cobrando falta com firmeza, parando em defesa de Reus.
Com mais velocidade nas transições ofensivas, a estratégia de Graham Potter começou a surtir efeito. Aos 28′, Kai Havertz encontrou espaço para bater firme e a bola resvalou na trave. Depois, Kovacic arriscou um voleio pela esquerda, errando o alvo por muito pouco.
Kai Havertz voltou a assustar na reta final do primeiro tempo com um golaço, chutando de primeira e fora da área após rebote do goleiro, mas o Chelsea não saiu na frente do placar devido ao impedimento de Sterling na origem do lance.
Mesmo assim, os Blues conseguiram a vantagem necessária no placar antes do intervalo. Aos 43′, Sterling acabou furando dentro da área em bola escorada por Chilwell, mas reagiu e ajeitou a bola na frente de Marco Reus para superar Meyer na segunda tentativa.
Chelsea garante classificação após dupla cobrança penal
Logo no início do segundo tempo, o Borussia Dortmund viu a situação ficar ainda mais complicada na primeira ação ofensiva dos Blues após o intervalo. Embalado pela torcida, o Chelsea partiu para cima e Chilwell teve cruzamento bloqueado pelo braço ampliado de Wolf dentro da área.
O árbitro inicialmente não marcou, mas foi ao monitor do VAR e concedeu o penal a favor dos Blues. Kai Havertz foi à cobrança e deslocou o goleiro, mas bateu na trave esquerda. Contudo, uma nova intervenção da arbitragem de vídeo detectou invasão ne jogadores do Borussia Dortmund no momento da cobrança.
Com isso, a cobrança de pênalti foi repetida e Havertz bateu no mesmo canto, deslocando novamente o goleiro Meyer e colocando o Chelsea na vantagem do placar agregado.
Na tentativa de resposta imediata, Jude Bellingham perdeu uma incrível chance de marcar o primeiro do Borussia Dortmund após confusão dos jogadores do Chelsea dentro da área, mas o fraco chute saiu ao lado da trave esquerda.
Com a vantagem no placar, a equipe de Graham Potter ficou mais confortável em deixar as linhas atrás do meio-campo, com jogadores de ataque flutuando na primeira linha. Depois, Zakaria entrou no lugar de Enzo. Do outro lado, o Dortmund fez uma alteração ofensiva com a entrada de Byone-Gittens no lugar de Ozcan.
Na reta final, o jogo ficou mais travado e o Borussia Dortmund não conseguiu testar efetivamente o goleiro Kepa, com finalizações sem perigo. Na última chance, Wolf tentou surpreener de fora da área, mas a bola foi direta nas mãos de Kepa.
Com isso, o Chelsea não teve granes problemas para avançar às quartas de final da Champions League, graças também à atuação discreta de Bellingham.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 2-0 BORUSSIA DORTMUND (AGG: 2-1)
Data: 07/03/2023, 17:00
Estádio: Stamford Bridge
Competição: UEFA Champions League 2022/23 – Oitavas de Final (Volta)
Gols: 1T 43′ R.Sterling (CHE); 2T 8′ K.Havertz (CHE)
Substituições – CHE: G.Reyna (J.Brandt); C.Gallagher (João Félix); Loftus-Cheek (R.Sterling); Pulisic (M.Kovacic); D.Zakaria (E.Fernandéz)
Substituições – DOR: Byone-Gittens (Ozcan); D.Malen (S.Haller)
Chelsea (3-4-3): Kepa Arrizabalaga; Wesley Fofana, Kalidou Koulibaly, Marc Cucurella; Reece James, Mateo Kovacic, Enzo Fernandez, Ben Chilwell; Raheem Sterling, Kai Havertz, Joao Felix.
Borussia Dortmund (4-5-1): Alexander Meyer; Marius Wolf, Niklas Sule, Nico Schlotterbeck, Raphael Guerreiro; Julian Brandt, Jude Bellingham, Emre Can, Salih Ozcan, Marco Reus; Sebastien Haller.