O sorteio da Copa Sul-Americana, realizado nesta segunda-feira (27), em Assunção, na sede da CONMEBOL, definiu os adversário do Fortaleza na competição. Após eliminação na terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América, o clube cearense volta suas atenções para San Lorenzo-ARG, Palestino-CHI e Estudiantes de Mérida-VEN.
Sem tradição em competições internacionais, praticamente todos os adversários que o Leão do Pici encara são novos no currículo. Por outro lado, o treinador argentino do clube, Juan Pablo Vojvoda, tem experiência no continente, com passagens por quatro times da Argentina e um do Chile. E até eliminou times brasileiros na Libertadores (São Paulo, 2019) e Sul-Americana (Fluminense, 2020).
Mas o retrospecto contra as equipes que o Fortaleza vai precisar superar no Grupo H da Sul-Americana, não é positivo. Apesar de ser apenas quatro jogos, Vojvoda soma duas derrotas, um empate e apenas uma vitória. Nenhum desses jogos foram contra o Estudiantes de Mérida.
O primeiro confronto aconteceu em 2017, quando fazia sua primeira partida no comando do Defensa y Justicia e perdeu por 3 a 1 para o San Lorenzo. Em 2018, agora pelo Talleres, veio a primeira e única vitória: 1 a 0 contra o San Lorenzo. Ambas as partidas aconteceram pelo Campeonato Argentino.
As outras duas partidas foram pela terceira fase preliminar da Libertadores, mesma fase que eliminou o Fortaleza da edição deste ano. Naquela época, em 2019, Vojvoda ainda comandava o Talleres, que havia eliminado o São Paulo anteriormente. Mas a derrota para o Palestino, por 4 a 3, e o empate na Argentina, por 2 a 2, tirou o treinador e sua equipe da competição.
Fortaleza na Copa Sul-Americana
O Tricolor do Pici chega na Copa Sul-Americana pela segunda vez em sua história. Em 2020, após campanha histórica no Campeonato Brasileiro de 2019, o clube enfrentou simplesmente o maior campeão da história da Libertadores, o Independiente-ARG. Venceu no Castelão por 2 a 1, mas perdeu por 1 a 0 em Avellaneda e foi eliminado pelo gol fora.
Neste ano, o Fortaleza terá no mínimo seis partidas na competição, com a possibilidade de avançar para o mata-mata pela primeira vez em sua história. Além disso, busca superar a eliminação na Libertadores, onde caiu para o Cerro Porteño com duas derrotas.