Athletico

Atlético-MG, Libertad, Alianza Lima: como estão os rivais do Athletico na Libertadores?

Divulgação/Atlético-MG

Na última segunda-feira (27), a CONMEBOL realizou o sorteio dos grupos da Libertadores 2023 em Luque, no Paraguai. Com os oito grupos conhecidos, conhecemos os adversários do Athletico, com direito a três reencontros em Libertadores.

Para saber tudo sobre a Libertadores, siga o  Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O grupo G tem: Athletico, Libertad (PAR), Alianza Lima (PER) e Atlético-MG, sendo um dos mais difíceis da competição. O histórico dessas equipes já é amplamente conhecido, mas quem vive o melhor momento e chega mais forte para a briga por vaga no mata-mata? Confira.

ATHLETICO

Começando pelo cabeça de chave, o Athletico é finalista do Campeonato Paranaense e está invicto na temporada, tendo o melhor aproveitamento (95%) e o melhor ataque entre os clubes da Série A. Com um excelente início de trabalho de Paulo Turra e a manutenção de praticamente todo o elenco vice-campeão da América no ano passado, o Furacão chega como um dos favoritos para terminar na liderança do grupo G.

LIBERTAD

O time paraguaio já enfrentou o Athletico em quatro oportunidades em 2022, duas vezes na fase de grupos e duas vezes nas oitavas de final. Na temporada passada, o Libertad se classificou na 1ª posição, mas foi o Furacão que levou a melhor no mata-mata

Atualmente, o Libertad é o líder do Campeonato Paraguaio, com apenas uma derrota, no clássico para o Olímpia. A equipe não conta mais com Junior Enciso, joia do futebol paraguaio que se transferiu para o Brighton (ING) ainda em 2022.

Seus destaques na temporada são o atacante Villalba, que soma 4 gols e 3 assistências em 8 jogos na Apertura paraguaia e o meia Melgarejo, que nos mesmos 8 jogos tem também 4 gols e 2 assistências. Não podemos esquecer claro do mais famoso jogador do Libertad, o experiente atacante Roque Santa Cruz, que já marcou contra o Athletico no ano passado.

O Libertad com certeza é o candidato para roubar uma das vagas brasileiras nas oitavas de final, será um adversário duro para o Furacão.

ALIANZA LIMA

O segundo maior campeão do Campeonato Peruano está empatado em uma liderança tripla com o rival Universitário e o Sporting Cristal, de Tiago Nunes. Os destaques do clube peruano ficam para o meia Cueva, camisa 10 da Seleção Peruana com passagem polêmica pelo futebol brasileiro, e para o meia-atacante Gabriel Costa, que é o líder em participações em gol da equipe, com 3 gols e 1 assistência.

Time mais frágil do grupo, o Alianza Lima entra sem pressão e com certa expectativa geral de ser o “saco de pancadas” do grupo. Entretanto, é uma equipe tradicional no continente que precisa ser respeitada.

ATLÉTICO MINEIRO

O “xará” mineiro tem sem dúvidas o elenco mais estrelado do grupo. Com nomes como Hulk, Zaracho, Everson e o ex-Athletico Otávio. Além disso, a contratação mais badalada do Galo, o campeão olímpico Paulinho, parece ter se encontrado muito bem na dupla com Hulk sob o comando do argentino Eduardo Coudet.

Entretanto, o Galo ainda está se encontrando na temporada. Finalista do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG penou para passar pelo Athletic-MG na semifinal, se classificando por ter a melhor campanha após o empate em 1 a 1 agregado. Nos dois clássicos contra Cruzeiro e América, o Galo também empatou em 1 a 1, sem vitórias.

Com os altos e baixos no estadual, o time de Eduardo Coudet não sofreu para passar pela Pré-Libertadores, vencendo Millonarios (COL) e Carabobo (VEN), com dois empates fora de casa e duas vitórias em Belo Horizonte.

CALENDÁRIO

Mesmo com as análises neste momento, a fase de grupos perdura até o final de junho. Em 2022 por exemplo, o Athletico teve três treinadores em seis partidas em sua primeira fase da Libertadores: Alberto Valentim, Fábio Carille e Felipão. Até lá, ainda há muito que se pode melhorar ou piorar nas quatro equipes. Confira a sequência do Athletico com datas e horários ainda sem confirmação:

  • Alianza Lima x Athletico – 4, 5 ou 6 de abril em Lima (PER);
  • Athletico x Atlético-MG – 18, 19 ou 20 de abril em Curitiba;
  • Libertad x Athletico – 2, 3 ou 4 de maio em Assunção (PAR);
  • Atlético-MG x Athletico – 23, 24 ou 25 de maio em Belo Horizonte;
  • Athletico x Libertad – 6, 7 ou 8 de junho em Curitiba;
  • Athletico x Alianza Lima – 27, 28 ou 29 de junho em Curitiba.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo