Na tarde desta quarta-feira (29), o Botafogo conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. Para chegar nas oitavas de final, o Glorioso terá que passar pelo Ypiranga, do Rio Grande do Sul, em jogos de ida e volta.
O clube gaúcho promete ser um adversário complicado para os cariocas. Este ano, a equipe já foi uma pedra no sapato de dois clubes da primeira divisão, eliminando o Red Bull Bragantino da Copa do Brasil, e quase fazendo o mesmo com o Grêmio no Estadual, caindo nos pênaltis.
Com 24 gols marcados nesta temporada, o Ypiranga tem um forte poder ofensivo. Por outro lado, a defesa sofre muitos gols e só não foi vazada duas vezes em 2023. Além disso, os gaúchos estão invictos no seu estádio neste início de ano.
O técnico do Ypiranga, Luizinho Vieira, está no clube desde o final de 2021 e foi finalista do Campenato Gaúcho do ano passado. Com um trabalho longevo e sólido, o comandante consolidou a equipe como uma das principais forças emergentes do Sul.
No meio-campo, o camisa 10 João Pedro é um velho conhecido da torcida do Botafogo. O meio-campista passou pelo Alvinegro em 2018, como aposta depois de se destacar no Athletico sub-23, mas não rendeu. Na segunda fase da Copa do Brasil, o jogador marcou um belo gol de falta na vitória sobre o Bragantino.
Outro nome conhecido do elenco do Ypiranga é o atacante William Barbio, que jogou no Vasco no início da década passada.
As datas dos confrontos entre Botafogo e Ypiranga ainda serão definidas, mas os jogos serão realizados durante o mês de abril. Depois de eliminar Sergipe e Brasiliense, o Alvinegro busca se classificar para as oitavas e manter o sonho do primeiro título na competição.