No esperado Der Klassiker deste sábado (1), o Bayern de Munique superou o Borussia Dortmund por 4 a 2 na Allianz Arena e retomou a liderança da Bundesliga.
O primeiro tempo ficou marcado por uma incrível falha do goleiro Kobel, que falhou no momento da rebatida e viu a bola entrar. O Bayern aproveitou e ampliou a vantagem com dois gols de Thomas Muller.
Na etapa complementar, o Borussia tentou iniciar uma reação com mudanças, mas os bávaros ampliaram a vantagem com Coman e definiram a vitória sem dificuldades. Os visitantes ainda conseguiram diminuir a desvantagem com Emre Can e Malen.
Com a vitória, o Bayern assumiu a liderança após 26 rodadas com 55 pontos, superando o Borussia Dortmund (53). Union Berlin (51), Freiburg (47) e RB Leipzig (45) completam a lista dos cinco primeiros.
Erro desastroso de Kobel iniciou goleada do Bayern de Munique
No primeiro jogo no comando do Bayern de Munique, o técnico Thomas Tuchel deixou Mane e Cancelo no banco de reservas e optou por Coman e Choupo-Moting como titulares. Taticamente, a grande novidade consistiu nas duas linhas de quatro nas fases defensivas.
Do outro lado, o Borussia Dortmund veio com três mudanças em relação à vitória contra o Colônia. Kobel, Brandt e Can foram os escolhidos nos lugares de Alexander Meyer, Dahoud e Malen.
As estratégias ficaram claras desde o primeiro minuto, com o Bayern controlando a posse de bola e ocupando o campo ofensivo diante de um defensivo Borussia que apostaria nos contragolpes pelos lados.
Os visitantes estavam conseguindo evitar maiores chances de perigo ao neutralizar os bávaros no meio-campo. No entanto, o panorama da partida mudou totalmente depois dos 13′, depois que Kobel falhou em rebater uma bola longa de Sane e viu a bola entrar num gol contra bizarro.
Este gol criou um abalo psicológico no Borussia Dortmund, que precisou de apenas cinco minutos para sofrer o segundo gol. Após cobrança de escanteio pela direita, De Ligt testou firme e Thomas Muller desviou com liberdade para ampliar a vantagem bávara.
Aos 23′, o Bayern de Munique encaminhou a vitória com Sane achando espaço para chutar firme de fora da área, parando em defesa do goleiro Kobel. No entanto, Thomas Muller aproveitou o rebote em toque de primeira.
Dominado pelo adversário, o Borussia Dortmund ainda viu Matt Hummels deixar o campo sentindo dores, sendo forçosamente substituído por Schlotterbeck antes do intervalo na Allianz Arena.
Borussia Dortmund escapou de maior goleada e ensaiou reação na reta final
O domínio do Bayern de Munique nos últimos 10 anos de Bundesliga ficou evidente no primeiro tempo diante de um atônito Borussia Dortmund. O técnico Edin Terzić mexeu na equipe com as entradas de Malen e Ozcan nos lugares de Brandt e Ryerson.
Entretanto, a estratégia não foi produtiva e o Bayern de Munique definiu o jogo aos 5′ do segundo tempo. Roman recebeu pela esquerda e inverteu com um passe sensacional para Sane fazer a infiltração e deixar espaço para Coman surgir na área e chutar na saída do goleiro Kobel.
Após o quarto gol sofrido, o Borussia Dortmund baixou novamente as linhas de marcação demonstrando maior preocupação em evitar um resultado ainda mais adverso neste clássico. Enquanto isso, a intensidade da equipe bávara chamava atenção, sob comando de Thomas Tuchel.
Aos 14′, Sane fez o levantamento na área para Kimmich ajeitar na medida e Choupo-Moting dominar no peito e acertar um voleio espetacular. Para a sorte do goleiro Kobel, o golaço foi anulado por impedimento na origem da jogada.
O Borussia Dortmund começou a ter chances reais de gol apenas na reta final. Aos 20′, Malen chutou firme e Sommer defendeu em dois tempos. Depois, Bellingham fez boa jogada individual dentro da área e Gnabry cometeu pênalti em seu primeiro lance. Emre Can bateu alto e venceu o goleiro Sommer para tirar o zero do placar para os visitantes.
Antes do apito final, o Bayern chegou com perigo em algumas oportunidades. Aos 33′, Sané recebeu ligação direta e tocou para o meio buscando Mané, mas Emre Can fez o corte e impediu o quinto gol.
Depois, foi a vez de Musiala deixar Ozcan para trás após mais uma falha de Kobel. O jovem tentou driblar o goleiro e levantou a torcida no estádio, só que acabou falhando na finalização. Na sequência, Gnabry recebeu lançamento defensivo e encontrou Kobel adiantado para encobrir o goleiro em um golaço, mas o impedimento anulou o gol.
Aos 44 minutos do segundo tempo, Malen se apresentou pela esquerda e tabelou com Guerreiro para chutar no canto e contar com falha no goleiro Sommer, descontando para o Borussia Dortmund.
FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE 4-2 BORUSSIA DORTMUND
Data: 01/04/2023, 13:30
Estádio: Allianz Arena
Competição: Bundesliga 2022/23 – 26ª Rodada
Gols: 1T 13′ Kobel (gol contra/BAY); 1T 18′ T.Muller (BAY); 1T 23′ T.Muller (BAY); 2T 5′ Coman (BAY); 2T 26′ Emre Can (DOR); 2T 44′ Malen (DOR)
Substituições – BAY: S.Mané (E.Choupo-Moting); S.Gnabry (T.Muller); João Cancelo (A.Davies); Musiala (Coman); Gravenberch (Goretzka)
Substituições – DOR: M.Hummels (N.Schlotterbeck); S.Ozcan (J.Ryerson); D.Malen (J.Brandt); Y.Moukoko (S.Haller); M.Dahoud (M.Reus)
Bayern de Munique (3-1-4-2): Yann Sommer; Benjamin Pavard, Dayot Upamecano, Matthijs de Ligt; Joshua Kimmich; Kingsley Coman, Leon Goretzka, Leroy Sane, Alphonso Davies; Thomas Muller, Eric Maxim Choupo-Moting
Borussia Dortmund (4-5-1): Gregor Kobel; Marius Wolf, Niklas Sule, Nico Schlotterbeck, Julian Ryerson; Julian Brandt, Jude Bellingham, Emre Can, Raphaël Guerreiro, Marco Reus; Sébastien Haller.