O Amazonas é finalista do Campeonato Amazonense pela primeira vez em suas recente história, e conquistou a vaga ao empatar em 0x0 com o Nacional no jogo de volta da semifinal. No agregado ficou 1×0 para a onça-pintada, já que havia vencido da ida.
A campanha do Amazonas no Barezão de 2023 foi muito boa. Dominou a primeira fase da competição e só foi superado uma única vez.
Terminou a fase de grupos como líder, 19 pontos, 8 jogos, seis vitórias, um empate e uma derrota. Só perdeu para o Manauara, ainda na primeira rodada do Barezão, por 2×0.
Nas quartas de finais, o Amazonas derrotou o Operário-AM nos dois jogos de ida e volta, 2×1 e 2×0 respectivamente. E na semi enfrentou o Nacional, vencendo a ida e empatando a volta.
Agora a onça espera a definição do confronto entre Princesa do Solimões e Manauara para saber quem enfrentará na grande final do Estadual.
Por ter chegado à final, a Onça garantiu também vaga para as competições nacionais do ano que vem. Portanto, irá participar pela primeira vez da Copa do Brasil e da Copa Verde