A Fifa divulgou, nesta segunda-feira (3), a decisão da retirada do Peru como país-sede da Copa do Mundo Sub-17, realizada de 10 de novembro a 2 de dezembro deste ano. O comunicado foi feito através de uma nota publicada nas redes sociais, em que a entidade afirma que o Peru não concluiu a infraestrutura necessária para sediar a competição e afirmou que o torneio se mantém na mesma data, mas uma nova sede será designada. Confira a nota:
“A FIFA lamentavelmente retirou os direitos de hospedagem do Peru para a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2023™ após extensas discussões entre a FIFA e a Federação Peruana de Futebol (FPF). O torneio continua programado para acontecer de 10 de novembro a 2 de dezembro de 2023, mas o Bureau do Conselho da FIFA agora designará um novo anfitrião no devido tempo. A mudança ocorreu devido à incapacidade do país-sede de cumprir seus compromissos de concluir a infraestrutura necessária para sediar o torneio. Apesar de uma relação de trabalho muito positiva entre a FIFA e a FPF, foi determinado que agora não há tempo suficiente para garantir o investimento necessário e concluir o trabalho necessário com o governo peruano antes da data de início do torneio. A FIFA gostaria de expressar seus agradecimentos à FPF por seus esforços.”
Em nota, a Federação Peruana de Futebol (FPF) se manifestou a respeito da decisão da Fifa e afirmou que “a sua unidade executora não cumpriu os processos nos prazos estabelecidos” e citou os eventos climáticos no país. Veja o comunicado:
“A decisão fundamenta-se nos atrasados no início da execução das obras de infra-estruturas desportivas; solicitação de alteração parcial dos compromissos assumidos no país no âmbito do Projeto Legado Especial Jogos Pan-Americanos e Parapan-americadnos, para que sejam assumidos pela Fifa; além dos recentes eventos climáticos no Peru que causaram danos e deixaram muitas famílias afetadas, às quais a FPF se solidariza.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Apesar da vontade das autoridades governamentais de especificar as obrigações assumidas como país perante a FIFA, a sua unidade executora não cumpriu os processos nos prazos estabelecidos”.
Não é a primeira vez que o Peru tem problemas com a estrutura para a realização do Mundial, já que em 2019, a Federação Peruana foi acusada de não conseguir concluir todas as exigências da Fifa. Como consequência, a Fifa decidiu que o Brasil seria o novo país sede.
Brasil encara a Colômbia para embalar no Sul-Americano Sub-17
Ainda em março deste ano, a Indonésia também foi retirada da posição de anfitriã da Copa do Mundo Sub-20. A nova sede ainda não foi confirmada, mas há uma proposta da Conmebol para que a Argentina assuma a competição, que começa a menos de 50 dias.