Futebol Internacional

Marcão completa 3 meses no Independiente del Valle e fala de adaptação

Foto: Arquivo pessoal

Há cerca de um mês, o goleiro Marcos Falkoski foi anunciado como reforço do Independiente del Valle. O brasileiro tem contrato com o time equatoriano até o final do ano, mesma data em que se encerra seu vínculo com o Grêmio, clube que defendeu desde os oito anos de idade. Caso o Tricolor Gaúcho não solicite seu retorno, Marcão poderá sair de graça ao final do contrato.

Com 20 anos completos em fevereiro deste ano, Marcão está vivendo sua primeira experiência fora do Brasil e fala como foi o período de adaptação.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— O que mais sofri no começo foi a comunicação em campo e alimentação. No campo não tenho tempo para pensar nas palavras, por mais que eu praticasse o espanhol, era difícil pela intensidade. Porém o trabalho que é feito aqui é algo que se encontra apenas nos grandes clubes da Europa, o que facilita demais. Só tenho a agradecer a todo corpo técnico e as pessoas que trabalham no clube, meus colegas me ajudaram muito, em especial o ‘profe’ Francisco que tem esclarecido e me ajudado com todas as minhas dúvidas e dificuldades — contou.

Apesar de ainda ter idade sub-20, o goleiro impressionou nos treinos e por isso tem defendido o Independiente Juniors, uma espécie de equipe B do del Valle e que joga na Série B do Equador. Marcão falou sobre as diferenças entre o futebol jogado no Grêmio e no seu time atual.

— Aqui se joga com um pouco mais de liberdade, eles valorizam muito a criatividade, independente se dá certo ou não, gostam muito que o goleiro participe do jogo em defensivo como principal, mas que agregue a equipe boas situações ofensivas, utilizando muito o goleiro com os pés em saídas de pressão e em transições — analisou Marcão.

Apesar de ter sido anunciado apenas no início de março, o goleiro já estava no Equador desde a terceira semana de janeiro. Nestes três meses no novo país, já viveu diversas novas experiências tanto dentro quanto fora de campo. Em março, um terremoto de magnitude 6,5 atingiu Quito, assustando o goleiro e também sua mãe, que o visitava no país.

— Eu estava treinando no momento, estava numa zona aberta não senti quase nada, porém minha mãe, que estava em meu apartamento, sentiu tudo tremer e se mexer, foi um susto, mas Graças a Deus a região de Quito foi menos afetada — disse.

Irmão gêmeo de Ronald, volante do Grêmio e da Seleção Brasileira Sub-20, Marcão tem uma história de vida de superação, já que com 10 anos foi diagnosticado com déficit de produção no hormônio do crescimento e alcançaria no máximo 1,71cm. O tratamento realizado, o mesmo aplicado em Messi, em cinco anos impulsionou o goleiro a medir 1,87cm hoje em dia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo