No último domingo, dia 4, foram definidas as últimas vagas da equipe brasileira de vela para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
O evento que definiu os representantes nacionais foi a II Copa Brasil de Vela de Praia, realizado em Arraial do Cabo, RJ.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), contou com a participação de atletas de todo o país.
As vagas nas classes ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Lightning e iQFOil foram preenchidas após as provas realizadas no litoral fluminense.
Os nomes dos atletas que representarão o Brasil em Santiago 2023 são: Juliana Duque e Rafa Martins (Snipe), Thomas Summer, Ana Barbachan e Larissa Juk (Lightning), Bruno Fontes (ILCA 7), Gabriella Kidd (ILCA 6), Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis (Fórmula Kite), Mateus Isaac e Bruna Martinelli (IQFoil), Marco Grael e Gabriel Simões (49er), Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX) e Samuel Albrecht e Gabriela Sá (Nacra 17).
“A equipe brasileira de vela possui atletas de destaque, incluindo campeões olímpicos e pan-americanos, além de finalistas em competições internacionais”.
”O grupo é experiente e todos estão se preparando muito bem em suas respectivas classes”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago acontecerão de 20 de outubro a 5 de novembro, na raia de Algarrobo, no Chile.
Na edição de Lima 2019, o Brasil conquistou nove medalhas na vela, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, garantindo o título de campeão geral da modalidade.
Com a vaga já confirmada, faltava definir quais atletas seriam os representantes nacionais em Santiago 2023.
A II Copa Brasil de Praia consagrou o catarinense Bruno Fontes, medalhista de prata em Lima 2019, como o vencedor do campeonato na classe ILCA 7.
“Estou feliz em representar o Brasil pela terceira vez nos Jogos Pan-Americanos e defender minha medalha de prata”.
”É uma grande honra e continuarei treinando para buscar o pódio para o nosso país”, disse Bruno Fontes, de 43 anos.
Na classe Snipe, a dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins confirmou o favoritismo e garantiu a vaga em Arraial do Cabo (RJ).
Atuais bicampeões nacionais e medalhistas em Lima 2019, eles enfrentaram uma rotina intensa de treinos, incluindo a campanha olímpica de 470 misto.
“Ficamos muito felizes! Esta é a segunda vez consecutiva que conseguimos a classificação para os Jogos Pan-Americanos”.
”É um campeonato incrível e esperamos conquistar um resultado especial”, contou Juliana Duque.
Na classe Lightning, após 11 edições, o multicampeão Klaus Bieckarck passa o bastão para Thomas Summer.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.
O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.