O torcedor botafoguense teve fortes emoções na noite da última terça-feira (6). O Glorioso conseguiu arrancar um empate contra a LDU, na altitude de Quito, mas sofreu muito contra a equipe equatoriana. Era uma partida importante, já que ambos os times possuíam oito pontos, com o Botafogo liderando o Grupo A por critérios de desempate.
+No Equador, Botafogo empata com a LDU e segue na liderança do grupo na Sul-Americana
Jogar na altitude não é fácil. Não á toa, os clubes brasileiros historicamente sofrem em competições sul-americanas contra equipes que jogam lá. Já não bastasse este fator, o alvinegro carioca ainda teve o desfalque do artilheiro do time, Tiquinho Soares, que se queixou de dores musculares. Além de Marçal, capitão e um dos líderes técnicos da equipe. Ao analisar os fatores, parece que o sofrimento na partida de ontem é compreensível.
Sim, os desfalques e a altitude são fatores determinantes para um desempenho fraco do Botafogo ontem. Porém, os comandados de Luís Castro não tiveram uma exibição tática boa. Ao levar em conta a altitude de Quito, manter a posse de bola e o ritmo da partida é essencial. Na primeira etapa o Botafogo fez justamente o contrário. Deu a bola a equipe da LDU e se desgastou muito fisicamente, que é ainda mais agravado a 2.859 metros acima do nível do mar. Essa postura do alvinegro carioca quase complicou a equipe.
Já no segundo tempo, Luís Castro fez alguns ajustes defensivos, o principal foi a entrada de Di Plácido no lugar de Rafael. O argentino repetiu boas atuações anteriores e deu mais segurança defensiva ao lado direito botafoguense. Mesmo assim o Botafogo sofreu na última metade. Foi preciso duas defesas milagrosas de Lucas Perri para que o Botafogo não saísse derrotado do Equador.
+Atuações ENM: Lucas Perri faz dois milagres e garante empate do Botafogo em Quito
A próxima partida do Botafogo na Copa Sul-Americana é no dia 29 de junho, contra o Magallanes, no Estádio Nilton Santos, pela última rodada da competição. Para se classificar em primeiro, o Glorioso nem precisará ganhar se a LDU perder para o César Vallejo, em Quito. Em caso de vitória do time equatoriano, o Botafogo precisa vencer por um placar com diferença de pelo menos um gol a mais que a LDU, para obter um saldo de gols superior e ter a vantagem nos critérios de desempate.
O Botafogo volta para o Rio de Janeiro, onde já visa a partida contra o Fortaleza, pela 10ª rodada do Brasileirão, no próximo sábado. As equipes se enfrentam no Estádio Nilton Santos, ás 21:00h. O Glorioso busca se manter na liderança e espera por um tropeço do segundo colocado Palmeiras, que enfrenta o São Paulo no Morumbi.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.