Resumo
A vitória do alívio. Assim o Bahia encara o triunfo desta quarta-feira (7) sobre o Vasco. O Tricolor venceu a equipe carioca por 3 a 0, com gols de Rossi, Gilberto e Clayson, todos marcados no primeiro tempo. A vitória do Bahia foi importante devido alguns fatores extra campo, como a proximidade com a zona de rebaixamento e a ausência de vitórias em casa. A equipe não vencia em Salvador desde 16 de agosto.
Já o Vasco sucumbe nas próprias limitações. Este foi o sexto tropeço consecutivo da equipe, que não esboça reação e se encontra em um momento alarmante para a sequência do campeonato.
O Jogo
O primeiro tempo foi de grande superioridade do Bahia. A equipe de Mano Menezes começou o jogo pressionando a defesa do Vasco e, pouco antes de sair o primeiro gol, era notório que o Bahia jogava, quase inteiramente, no campo defensivo do Vasco. O primeiro gol saiu com Rossi, aos 10 minutos da primeira etapa, após cruzamento de Clayson. A bola cruzou a pequena área e Rossi se antecipou à defesa vascaína, desviando a bola para o fundo das redes e abrindo o placar para o time baiano.
O Vasco até ensaiava algumas oportunidades ofensivas, mas esbarrava na forte marcação do Bahia, que estava bem posicionada, e na ineficácia da troca de passes do time carioca, que investia nas jogadas laterais, com dificuldades. E esse desequilíbrio resultou no segundo gol do Bahia, vindo, justamente do lado do campo. Após jogada veloz de Ernando, o lateral partiu em velocidade para a linha de fundo e cruzou para Gilberto, que mandou um chute forte para o gol de Fernando Miguel: 2 a 0 Bahia.
O terceiro gol saiu após uma desatenção da defesa do Vasco. Gregore cobrou rápido uma falta na intermediária do campo, a bola foi em direção à grande área, Yago Pikachu rebateu mal a bola que sobrou nos pés de Clayson. O camisa 25 chutou forte, rasteiro, sem defesa para Fernando Miguel, sendo o terceiro gol do Bahia só no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Bahia administrou o resultado conquistado no primeiro tempo, e teve lampejos ofensivos, sempre perigosos, enquanto o Vasco veio para a metade final com a proposta instintiva de diminuir o resultado, mas esbarrava nas limitações de seus jogadores. Com a dificuldade vascaína, o Bahia soube administrar bem o resultado e as circunstâncias do jogo, e saiu de Pituaçu com o triunfo por 3 a 0 e os três pontos fundamentais.
Destaque da partida
Clayson foi o destaque da partida. O atacante aproveitou muito os lados do campo, inclusive foi dele o cruzamento para o primeiro gol do jogo, além de marcar o terceiro. Foi decisivo, desequilibrou o jogo e foi o nome do confronto.
Como fica a tabela?
A vitória trouxe alívio para Mano Menezes e para o Bahia. Com o triunfo contra o Vasco, a equipe sobe para a 12ª colocação, somando 15 pontos, enquanto o Vasco estaciona com 18, e continua na nona colocação. Mas, dependendo dos resultados da rodada, pode cair na tabela.
Próximos compromissos
O Bahia volta a campo no domingo (11), no Maracanã, contra o Fluminense, às 16h, enquanto o Vasco joga o clássico contra o Flamengo, no sábado (10), em São Januário, às 17h.