O Botafogo voltou a vencer no Brasileirão após dez rodadas. A vitória contra o Palmeiras foi importante não só para levantar a moral do elenco, como também para tirar o time da zona de rebaixamento. Curiosamente, esse cenário ocorreu na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano de 2016. Vamos relembrar.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2016
No dia 31 de julho de 2016, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram, na Arena Botafogo, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão. Como a Olimpíada estava próxima, o Botafogo não tinha o Engenhão à disposição, por isso mandava os jogos no estádio da Ilha do Governador – chamado de Arena Botafogo na época.
Nessa oportunidade, o Botafogo venceu o Palmeiras por 3×1 com dois gols de Neílton e um de Camilo. Com o resultado, o alvinegro deixou a zona de rebaixamento e subiu para a 14ª colocação. Já o alviverde, que era o líder, caiu para o terceiro lugar.
Esta vitória deixou o Botafogo a apenas dois pontos do Coritiba – primeiro clube dentro da zona de rebaixamento -, mas foi o começo da campanha que levou o Glorioso ao quinto lugar do Brasileirão 2016 e que garantiu a vaga na Libertadores 2017.
A HISTÓRIA SE REPETE QUATRO ANOS DEPOIS
Ontem, Botafogo e Palmeiras se enfrentaram, em partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão 2020, numa situação muito parecida com há de quatro anos atrás. Desta vez, o Glorioso ocupava a 19ª posição e o alviverde, invicto, estava em terceiro.
A história se repetiu. Com a necessidade de uma vitória para sair da zona de rebaixamento diante do Palmeiras, o Botafogo conseguiu a vitória por 2×1. Agora, o Alvinegro ocupa a 15ª colocação, com 15 pontos conquistados, e o Palmeiras ocupa a 5ª colocação, com 22 pontos conquistados.