O Bahia mesmo com todo o investimento feito com mais de R$ 90 milhões gastos na aquisição de reforços, o time treinado por Renato Paiva venceu apenas quatro das 19 rodadas disputadas até agora. Ao longo da competição o Tricolor encarou duas sequências de seis jogos sem vencer.
O Tricolor de Aço precisa de resultados positivos no segundo turno para escapar do rebaixamento.De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 50 pontos é o número ideal para escapar da tão temida Série B longe de qualquer probabilidade de queda.
O Bahia fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com 18 pontos conquistados em 19 partidas e aproveitamento de 31,6%. O número representa a terceira pior campanha do Tricolor ao fim das 19 rodadas iniciais desde 2006, quando teve início o sistema de pontos corridos com 20 clubes. Só em 2012 e 2014 o Esquadrão tinha menos pontos nesta altura do campeonato, só em 2012 deu tempo de escapar do rebaixamento
Agora, o Tricolor precisa somar, pelo menos, 32 dos 57 pontos que serão disputados no returno. Isso aponta um desempenho de 56,1%, atuação protagonizada por Flamengo (4º) e Bragantino (5º) na etapa inicial do campeonato.
+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
Porém, chegando aos 45 pontos, a porcentagem de queda é menor que 3%, segundo os cálculos da UFMG. Possivelmente, times que ficarem próximos dessa soma conseguirão se manter na Primeira Divisão. Em 2022, o Cuiabá se livrou com 41. Já nos últimos cinco anos, a menor pontuação que escapou foi em 2019 – o Ceará permaneceu após somar 39 pontos.
Agora, restam ao Bahia 19 rodadas para recalcular a rota do clube no Brasileirão. O segundo turno da competição nacional começa para o Tricolor às 16h deste domingo (de Brasília), quando o time enfrenta o Red Bull Bragantino , na Arena Fonte Nova, em Salvador.
E para você, torcedor do Bahia? O Esquadrão reage no campeonato?