Campeonato Brasileiro

Com Fabián Bustos no América, Brasileirão bate recorde de treinadores estrangeiros

Bustos foi apresentado no último dia 11 (Foto: Mourão Panda / América)

Estrangeiros já são a maioria entre os treinadores da Série A

Foto: Mourão Panda / América

Após a demissão de Vagner Mancini do comando técnico do América, o time alviverde resolveu apostar em uma tendência cada vez mais comum no futebol brasileiro e principalmente no Brasileirão, a vinda de técnicos estrangeiros. Fabián Bustos assumiu o Coelho uma semana depois da demissão do antigo treinador.

Na oportunidade, o treinador argentino de 54 anos, foi vencido pelo Goiás, em Belo Horizonte, por 1 a 0. O clube esmeraldino também é dirigido por um estrangeiro, o português Armando Evangelista. Essa realidade é tão latente que dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 13 são comandados por treinadores estrangeiros.

Além do América, Palmeiras (Abel Ferreira), Flamengo (Jorge Sampaoli), Internacional (Eduardo Coudet), Bahia (Renato Paiva), Botafogo (Bruno Lage), Cruzeiro (Pepa), Red Bull Bragantino (Pedro Caixinha), Cuiabá (António Oliveira), Santos (Diego Aguirre), Vasco da Gama (Ramón Díaz), Goiás (Armando Evangelista) e Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda) apostam em técnicos de outras nacionalidades.

Nas mais recentes temporadas, alguns técnicos estrangeiros obtiveram êxito no caótico ambiente do futebol brasileiro. Jorge Jesus, no Flamengo, Abel Ferreira, no Palmeiras e Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza, podem ser elencados como alguns de grande sucesso no país.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz comentou sobre o desempenho do treinador argentino no comando técnico do Leão do Pici que já levantou quatro troféus com a equipe tricolor.

– Observamos desde o começo de sua trajetória que ele desejava implementar uma ideia de jogo diferenciada. Com treinamentos intensos, além da rápida adaptação dos atletas, e a implementação de sua metodologia de trabalho, conseguimos resultados expressivos.

Já o presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, explicou os motivos que levaram a diretoria do time esmeraldino a acertar com o Armando Evangelista. O português vem com uma sequência de cinco jogos sem perder e na temporada anterior, ele foi comandante do Arouca e levou o time à quinta colocação no Campeonato Português.

– Há alguns anos vínhamos monitorando o alto nível do trabalho realizado pelo treinador. A filosofia de jogo apresentada e o desejo de alcançar novas metas nos levaram a entender que ele seria o nome ideal para liderar nossa equipe nos desafios da temporada.

Na visão do head de negócios da End to End, Armando Mahmoud, a presença de técnicos estrangeiros no ambiente do futebol brasileiro é um fator de grande relevância para o desenvolvimento de uma Liga no país.

  • Da mesma maneira que contar com atletas que tiveram sucesso em outros países estimula a consolidação do futebol brasileiro para a audiência internacional, a presença de técnicos estrangeiros será fundamental para a criação da Liga de clubes e para os times nacionais.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo