No dia 7 de setembro de 1956, contra o Corinthians de Santo André, Edson Arantes do Nascimento, de 15 anos, estreava pelo Santos, marcando um dos sete gols da vitória santista por 7 a 1. O jogo aconteceu no Estádio Américo Guazelli, em Santo André, e era um amistoso em comemoração ao Dia da Independência.
Pelé iniciou a partida no banco de reservas e entrou no lugar do astro santista, Del Vecchio, que já havia marcado dois gols. Após a substituição, Schank, volante do adversário santista, falou para um companheiro de equipe “Saiu Del Vecchio para entrar Gasolina? Acabou a correria, Zito! E que moleque é esse aí?”. Bastaram seis minutos em campo para que o, futuro, Rei do Futebol estufasse as redes pela primeira vez.
+ Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O jogo abriu as portas para que a história do maior jogador de futebol, que já existiu, começasse a ser escrita. Pelé se tornaria cinco vezes campeão do mundo, duas pelo Santos e três pela Seleção Brasileira, além de transformar a camisa 10 em um manto místico.
FICHA CATALOGRÁFICA DO JOGO:
Corinthians de Santo André 1 x 7 Santos
Data: 7 de setembro de 1956
Local: Estádio Américo Guazelli (Santo André-SP)
Juiz: Abílio Ramos
Corinthians F. C. de Santo André: Antoninho (Zaluar), Bugre (Mario) e Chicão (Dati); Mendes, Zito e Tonico; Vilmar, Cica e Teleco (Odilio); Rubens e Doré.
Técnico: Jaú.
Santos: Manga, Hélvio e Ivan (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho, Alvaro (Raimundinho) e Del Vecchio (Pelé); Jair e Tite.
Técnico: Lula.
Gols: Alfredinho aos 28, Álvaro aos 30, Del Vecchio aos 34 e Alfredinho aos 41 do 1º T, Del Vecchio aos 15, Pelé aos 36, Wilmar (Corinthians) aos 41 e Jair aos 44 do 2º T.