Futebol

Crianças têm aulas de futebol em campo utilizado pela Croácia em 2014

Divulgação

Sede da seleção da Croácia na Copa Do Mundo de 2014 realizada no Brasil, o Centro de Treinamento de Praia do Forte, que está localizado em Mata de São João, na Bahia, a 56 km de Salvador, hoje é espaço para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos terem aulas de futebol de campo. 

O projeto Oportunidade Através do Esporte é uma iniciativa da De Peito Aberto que, todos os anos, abre 150 vagas e, desde seu início em 2018, já atendeu mais de  600 crianças. O Hotel Tivoli Ecoresort é um dos apoiadores do projeto, que contribui para o desenvolvimento social através do esporte na região. Os atletas recebem, de forma gratuita, kit de material com camisa, short, chuteira, meião e caneleira para utilização durante as atividades do projeto. As aulas são ministradas por um profissional de educação física formado.

“Com o passar dos anos, desenvolvemos essa experiência que permite unir grandes empresas com a gestão pública. Em Mata de São João, por exemplo, temos o apoio da Prefeitura local e de empresas como a rede hoteleira Tívoli”, explica Hagmar  Madeira, diretor e fundador da De Peito Aberto. 

Com um treinamento realizado em estrutura de atletas profissionais, as crianças também recebem todo o material esportivo para a prática esportiva. Além da experiência em planejar e executar projetos, a De Peito Aberto se destaca por identificar estruturas públicas para aplicar atividades educacionais e esportivas através da sua metodologia diferenciada, que consiste na aprendizagem motora, tática e socioambiental com abordagens específicas para cada faixa etária.  

A Arena Independência, no bairro do Horto, em Belo Horizonte, também é um dos pontos utilizados pela De Peito Aberto quando não tem partidas de futebol do América Mineiro, proprietário do Estádio, ou de clubes da região. No campo são realizadas aulas de futebol para meninas entre 7 e 17 anos.

As iniciativas são desenvolvidas por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com o patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras locais. Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil.

“O nosso objetivo é contribuir com esporte e educação em todos os cantos do Brasil”, explica Madeira, que pretende dobrar o número de crianças e adolescentes atendidas nos próximos anos. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo