Na noite desta quinta-feira (09), Cuiabá e Bahia se enfrentaram pela 33° rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto assinalou uma disputa direta entre as equipes, que brigam pela permanência na Série A do Brasileirão. O apito final da partida marcou o triunfo Auriverde, o qual se sobressaiu pelo placar de 3 a 0, com gols de Deyverson, Isidro Pitta e Ronald.
Com o resultado, a equipe Mato-Grossense chega aos 44 pontos e encaminha sua permanência na elite do futebol brasileiro. Além disso, o Cuiabá assumiu a 10° posição da competição e aumentou sua vantagem para a Zona de Rebaixamento, agora situada em 7 pontos.
Ainda, a partida marcou o 4° duelo entre os clubes Mato-Grossense e Baiano, o qual detinha um retrospecto equilibrado. Nos 3 encontros anteriores, Cuiabá e Bahia empataram em todas as ocasiões, sendo a última no primeiro turno (1 a 1), em jogo realizado na Arena Pantanal. Contudo, devido ao resultado, o Dourado assinala o primeiro triunfo do confronto.
+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro Série A, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
1° TEMPO
Em um começo de jogo enérgico, o Dourado prezou por manter sua estratégia como visitante, priorizando a defesa e buscando os contragolpes. Porém, a equipe Mato-Grossense assinalou a primeira chance de gol da partida, em uma cabeçada de Deyverson, mas foi marcado impedimento na jogada. Após o lance, o Bahia deteve as ações ofensivas do confronto, chegando com perigo nos cruzamentos rasteiros. A tática de contra ataque do Cuiabá se confirmou com uma finalização colocada de Clayson, que foi parada pelo arqueiro do Tricolor de Aço.
No contragolpe, o Dourado teve uma chance clara de gol parada pelo lateral do Bahia. Camilo Cándido, camisa 38 do time mandante impediu a passagem da bola à barra do Esquadrão de Aço com sua mão. Com isso, o árbitro Felipe Fernandes de Lima assinalou pênalti para o Cuiabá, além de expulsar o atleta Tricolor. Na cobrança da penalidade, Deyverson converteu para o time Mato-Grossense, abrindo o placar e colocando a equipe visitante a frente na disputa.
Após o gol do adversário, o Bahia prezou por se compactar mais na zaga e buscar o contragolpe, utilizando a estratégia inicial do Cuiabá. Porém, com um a menos, o Esquadrão de Aço passou a apresentar mais erros de passe, levando o Dourado à conquistar a bola no seu campo defensivo.
Apesar dos erros de passe, a equipe mandante apresentou as melhores chances nos minutos seguintes. Dessa forma, o Tricolor teve a chance de empatar com Nicolás Azevedo. O volante do Bahia chutou cruzado após um toque em profundidade de seu companheiro. Contudo, a finalização do camisa 26 foi parada em uma grande defesa do arqueiro do Cuiabá, Walter.
Mesmo com um jogador a mais, os 11 atletas Auriverdes passaram a compor o campo defensivo do Dourado nos minutos finais da primeira etapa. Assim, o time Mato-Grossense voltou a visar o contragolpe como forma de ataque, buscando a velocidade de Clayson e Jonathan Cafú.
O apito final dos primeiros 45 minutos assinalou o triunfo parcial do Cuiabá sobre o Bahia, além de mais um gol de Deyverson no Campeonato Brasileiro. Com a conversão da penalidade, o camisa 16 chegou ao seu 10° gol na competição e confirmou sua artilharia no elenco do Dourado.
2° TEMPO
Já no 1° minuto da segunda etapa, os visitantes ampliaram o placar, após uma falha de Marcos Felipe, goleiro Tricolor. Porém, a arbitragem assinalou impedimento na jogada e anulou o segundo gol Auriverde. Aos 10 minutos, Alan Empereur e Everaldo se desentenderam depois do zagueiro do Cuiabá derrubar o atacante do Bahia dentro da área. Contudo, Felipe Fernandes separou os dois atletas e prosseguiu a partida.
No 13° minuto do segundo tempo, Vitor Hugo, zagueiro do Tricolor de Aço recebeu cartão vermelho após derrubar Derik Lacerda na entrada da área. O camisa 31 do Bahia era o último defensor da equipe mandante. Entretanto, após revisão no Árbitro de Vídeo (VAR), o cartão de Vitor foi anulado, pois a bola havia tocado no braço do atacante Auriverde no início da jogada. Nos momentos seguintes, o Bahia voltou a dominar as ações ofensivas, colocando o Cuiabá em seu campo defensivo. Dessa forma, o Dourado passou a utilizar o contragolpe como seu meio de ataque.
Devido à desvantagem e chegada do apito final, Rogério Ceni promoveu mudanças no Esquadrão de Aço. O técnico do Tricolor colocou Vitor Jacaré, Lucas Mugni, Ademir e Rafael Ratão. Com isso, a equipe mandante passou a ficar mais exposta no seu campo defensivo, deixando espaços para os Aurivedes contra atacarem.
Dessa forma, o time Mato-Grossense chegou ao seu segundo gol na partida. Após uma bola em profundidade, Isidro Pitta adiantou, ficando cara a cara com o goleiro do Bahia e finalizando a jogada com maestria, sem chances para Marcos Felipe. Assim, o Cuiabá se aproximou do triunfo no confronto.
Já no final da disputa, António Oliveira assinalou a entrada de Wellington Silva, buscando a manutenção da velocidade Auriverde nas áreas agudas do campo. Devido à entrada do camisa 11 do Dourado, o time Mato-Grossense conquistou uma rápida transição para o ataque e teve a oportunidade de ampliar o marcador. O lance também contou com a revisão do VAR para um possível pênalti, porém, Felipe Fernandes apenas prosseguiu a partida.
Ainda, aos 51 minutos, o Cuiabá marcou o 3° gol do confronto, com Ronald. Após um escanteio do Bahia, a zaga do Dourado afastou a bola para o meio de campo. Com isso, Wellington Silva recepcionou e conduziu um contragolpe fatal dos Auriverdes, o qual contou com o caminho livre até o arqueiro do Tricolor, pois todos os 10 jogadores do Esquadrão de Aço se encontravam na área do time Mato-Grossense. Contudo, o camisa 11 foi acompanhado por Ronald, que também entrou na segunda etapa. Dessa forma, ao se deparar com Marcos Felipe, Wellington tocou a bola para o camisa 8 do Cuiabá, o qual finalizou e assinalou o último gol da partida.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
O Dourado volta a entrar em campo neste domingo (12), em confronto contra o Fortaleza, vice campeão da Sul Americana. Na partida válida pela 34° rodada, o Cuiabá poderá concretizar a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Devido à vitória, o time Mato-Grossense precisa de apenas 1 ponto para chegar ao “número mágico” do Brasileirão, os 45 pontos.
MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA E OS GOLS