O São Paulo enfrenta a equipe do Santos neste domingo (12), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após atingir os 45 pontos, “número mágico” na luta contra o rebaixamento, o Tricolor terá mais calma para encarar o histórico negativo que possui no estádio do Alvinegro Praiano, que busca vencer para se distanciar de vez da zona da degola.
Apesar de levar vantagem no retrospecto geral (139 vitórias contra 107 vitórias do Santos, além de 75 empates), o São Paulo não se dá muito bem quando enfrenta a equipe santista na Vila Belmiro. O estádio já recebeu o confronto 111 vezes, com o Tricolor saindo vitorioso em 29 oportunidades e marcando 160 gols. Por outro lado, o Peixe conta com 50 vitórias em seus domínios, com um total de 187 gols marcados. O confronto terminou sem um vencedor em 24 ocasiões.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Curiosamente, a última partida do São Paulo foi na própria Vila Belmiro. Na oportunidade, o Tricolor enfrentou o RB Bragantino e venceu por 1 a 0, com gol de Erison. O São Paulo não pôde atuar na sua tradicional casa, o Morumbi, por conta dos shows que o estádio vem recebendo. Dessa forma, a Vila Belmiro se tornou o terceiro estádio no qual o Clube da Fé usou para mandar seus jogos no ano (o São Paulo também mandou um jogo no Allianz Parque, casa do Palmeiras, na eliminação para o Água Santa no Campeonato Paulista).
No entanto, as coisas prometem ser diferentes dessa vez. Isso porque o mando é santista, e a torcida promete apoiar o time até o apito final, já que os 41 pontos conquistados em 33 rodadas ainda preocupam o Peixe, que corre risco de rebaixamento e vê no San-São uma grande oportunidade para se distanciar do Z-4 e ganhar confiança.
O Tricolor, por sua vez, corre pouquíssimos riscos e, já classificado para a Copa Libertadores de 2024, busca atrapalhar a reação do adversário, visto que o rebaixamento do rival faria com que o São Paulo se tornasse o único clube paulista a jamais ter sido rebaixado para a segunda divisão.