João Savignon, lateral-direito brasileiro, é um daqueles casos que saem bem cedo do Brasil rumo à Europa. E na Itália é o rei dos acessos. O desafio na atual temporada é dentro de campo buscar acesso para a Promozione com a equipe do Sona.
Mas para concluir o seu objetivo de acesso, o atleta busca terminar a recuperação de uma lesão na fíbula que já o afastou dos gramados por dois meses. O brasileiro entrou agora na fase final da recuperação para retomar os trabalhos com bola.
Atuando no futebol italiano, João teve dois grandes anos. Na temporada 21/22 chegou nas semifinais dos playoffs de Eccellenza com a equipe do Cassano, e na temporada 22/23 conquistou o acesso a Promozione com o Trebisacce.
– Foram até aqui os dois anos mais especiais aqui na Itália, um playoff, e um acesso, onde pude ajudar a equipe dentro de campo e ter um grande desempenho – afirmou o jogador, em conversa com o Esporte News Mundo, antes de completar sobre sua recuperação:
– Foi uma lesão complicada, é uma recuperação bem delicada, mas graças a toda equipe que me deu o suporte, junto com muito esforço, estou me recuperando bem e indo para a parte final de transição, espero retornar o quanto antes para ajudar o Sona na busca pelo acesso.
O atleta que no Brasil passou pelas categorias de base da Cabofriense e do Estrela do Norte, chegou em 2022 na Itália para se apresentar ao Cassano Sybaris. O jovem brasileiro teve também uma passagem pelo FCA Darmstadt da Alemanha antes de desembarcar rumo à Itália.
– Cheguei bem jovem na Europa, tudo é bem diferente, cultura, modo como é realizado o trabalho, aqui trabalham muito a questão tática e a questão física, mas de modo geral foi uma adaptação rápida e tranquila – lembrou o brasileiro.
Um fato muito importante que João já conseguiu concluir e que acaba sendo um problema para muitos atletas que chegam a Itália, é ter garantido a cidadania italiana, algo que lhe deu uma tranquilidade ainda maior para trabalhar.
Enquanto não finaliza a sua recuperação para ajudar dentro de campo a sua equipe, João afirmou ainda se dedicar aos estudos, ele alia o futebol e a faculdade, e está prestes a se formar em comércio exterior.
– O futebol sempre foi o meu maior foco, mas nunca deixei os estudos de lado, quero terminar a minha faculdade – destacou antes de concluir:
– Quero o quanto antes estar dentro de campo com meus companheiros, fazer mais um grande campeonato, tenho um sonho de jogar as grandes ligas aqui, e sei que para isso preciso estar sempre evoluindo e me destacando.