Neste sábado (09), acontece a eleição presidencial do Santos Futebol Clube, que definirá o novo mandatário para o triênio 2024-2026.
16.602 sócios estão aptos a votar, destes, 8.940 votarão presencialmente na Vila Belmiro e 7.662 de forma online. O pleito ocorre das 10h às 17h (de Brasília).
A seguir, um resumo das propostas dos 5 candidatos:
1- Ricardo Agostinho
O empresário Ricardo Agostinho representa a chapa 1 da eleição. Ele pretende reformular o sistema de Sócio-torcedor, oferecendo preços melhores para aqueles que não moram na baixada santista.
Agostinho também quer rever o projeto da nova Vila Belmiro e trabalhar com um dos primeiros acordos oferecidos pela Wtorre. A reformulação do CT Rei Pelé também está inclusa nas suas propostas, sob um custo de cerca de 8 milhões.
No futebol, o candidato promete uma reformulação no elenco, se desfazendo de alguns jogadores e emprestando outros, somado com uma eventual chegada de nomes de peso para a reconstrução da equipe.
2- Wladimir Mattos
De acordo com o candidato, o Santos precisa sim de um novo Estádio, mas, com a queda para a Série B, a demolição da Vila Belmiro seria adiada, já que na visão dele, ter o seu Estádio na disputa da competição seria importantíssimo para o Peixe.
Para saber tudo sobreo Santos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Wladimir ainda defende que o clube construa uma estratégia para pagar a dívida e montar um bom elenco simultaneamente. Além disso, acredita que o clube deve ter novos Centros de treinamento em parceria com outras prefeituras da Baixada Santista.
3- Rodrigo Marino
Também administrador de empresas, o candidato da chapa 3 defende que haja um investimento maior no futebol para que se pague a dívida enquanto há retorno esportivo. Rodrigo defende a construção de mais um hotel no CT Rei Pelé para a base e o time feminino utilizarem.
Marino promete trazer especialistas em mercado para qualificar o elenco e comissão técnica do Peixe.
Nos bastidores, Marino acredita que pode estreitar as conversas com a QSI. Com boa relação com a diretoria do Braga (Portugal), o candidato propõe a parceria com o fundo árabe para a injeção de 200 milhões de euros (R$ 1 bilhão).
4- Maurício Maruca
Maruca é empresário e consultor. Dentre suas propostas está a construção de uma equipe técnica para qualificar os profissionais do futebol do Santos. Além disso, o candidato pretende modernizar o CT Rei Pelé e fornecer total transparência das contas do clube, com exceção dos documentos que a lei exige sigilo.
No futebol, Maruca promete montar o maior time feminino da América e reestabelecer a grandeza do Santos no masculino.
5- Marcelo Teixeira
O candidato da chapa 5 é administrador de empresas e advogado. Marcelo também é ex-presidente do Santos.
No futebol, Marcelo pretende enxugar a folha salarial e montar uma equipe técnica para qualificar a equipe. Ele também defende que se façam projetos para aumentar o número de sócios e defende a aceleração da construção da nova Vila Belmiro.
O candidato também propõe investir mais no futebol feminino e reformular a base, para fazer o Santos voltar a ser referência na formação de atletas.