Fluminense

Veja os jogadores do Fluminense que já jogaram o Mundial de Clubes

Fluminense joga pela primeira vez no atual formato do Mundial de Clubes (Foto: Raul Sifuentes/Getty Images)

Fluminense estreia no Mundial no dia 18 de dezembro e pode enfrentar Al-Ittihad, Auckland City ou Al-Ahly; Adversário ainda será definido

Foto: Raul Sifuentes/Getty Images

O Fluminense vai jogar pela primeira vez o novo formato do Mundial de Clubes, mas a equipe conta com os jogadores que já atuaram na competição da Fifa. Felipe Melo, Marcelo, Paulo Henrique Ganso e Germán Cano são, coincidentemente, os atletas que estão entre os mais experientes do elenco e podem passar mais tranquilidade aos demais inscrito para a disputa.

Marcelo

Marcelo levanta taça de campeão mundial pelo Real Madrid (Foto: KARIM SAHIB/AFP via Getty Images)
Marcelo levanta taça de campeão mundial pelo Real Madrid (Foto: KARIM SAHIB/AFP via Getty Images)

Marcelo é sem dúvidas o mais experiente da equipe a atuar no Mundial de Clubes e também o brasileiro que mais conquistou o torneio. O lateral fez história no Real Madrid e levantou a taça do Mundial quatro vezes (2014, 2016, 2017 e 2018).

– É diferente. Aqui é outra parada. Eu estive do lado de lá. Se ganha, é importante e tal. Mas é aquilo, perdeu o “mundialito”, como chamam. Aqui é vida ou morte. Se você ganha o Mundial é totalmente diferente. O pessoal lá leva a sério. A gente também vai lutar. Mas a mentalidade é diferente – disse Marcelo.

Mesmo atuando como lateral, Marcelo sempre se destacou por sua facilidade de se apresentar no campo ofensivo. Isso fez do brasileiro uma arma surpresa do Real, onde ele acumulou bons números de gols e assistências. Agora, tem a chance de levantar o troféu pela quinta vez, mas agora pelo “clube do coração”, como eles

Felipe Melo

Felipe Melo pelo Palmeiras no Mundial de Clubes (Foto: KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images)
Felipe Melo pelo Palmeiras no Mundial de Clubes (Foto: KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images)

Aos 40 anos, o zagueiro Felipe Melo teve uma participação no Mundial de Clubes em 2021, mas o jogador quer deixar de lado pois o resultado não foi o esperado. Na época, o jogador atuava pelo Palmeiras e que perdeu para Tigres na semfinal e Al-Ahly, possível adversário do Tricolor, nos pênaltis pela disputa do terceiro lugar.

Germán Cano

Cano em ação pelo Pachuca (Foto: BERNARDO MONTOYA/AFP via Getty Images)
Cano em ação pelo Pachuca (Foto: BERNARDO MONTOYA/AFP via Getty Images)

Muitos não se lembram, mas Cano também já atuou no Mundial de Clubes. O argentino defendia o Pachuca, do México. Ele era reserva naquela equipe que acabou derrotada na semifinal pelo Grêmio. Cano entrou na prorrogação daquela partida, aos 105 minutos, atuou até o fim do tempo extra, mas não conseguiu impedir a derrota por 1 a 0. O argentino também foi relacionado para as quartas de final, onde o Pachuca venceu o Wydad Casablanca por 1 a 0, e para a disputa de terceiro lugar, onde os mexicanos golearam o Al Jazira por 4 a 1. No entanto, não atuou nos dois jogos.

Paulo Henrique Ganso

Ganso pelo Santos em final contra o Barcelona em 20211 (Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images)
Ganso pelo Santos em final contra o Barcelona em 20211 (Foto: KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images)

O camisa 10 tricolor também teve uma experiência na competição e foi logo no início da carreira. Em 2011, quando pertencia ao Santos. Na época, Ganso foi um dos destaques do futebol brasileira e vivia seu melhor momento na carreira. O meia não havia sido convocado para Copa do Mundo de 2010 e queria fazer história pelo Santos.

O Santos vinha confiante pelo título da Conmebol Libertadores. No entanto, os jogadores alvinegros tiveram que enfrentar o Barcelona, um dos maiores times de todos os tempos e não suportaram a pressão. O Barça acabou protagonizando uma goleada história por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes.

Além deles, o lateral-esquerdo Jorge esteve no Mundial de Clubes de 2021, quando o Chelsea venceu o Palmeiras por 2 a 1. O jogador estava no elenco alviverde na final, mas não foi utilizado na final por Abel Ferreira. O jogador está emprestado ao Fluminense, porém precisou passar por uma cirurgia no joelho após lesão no início do ano e não atuou durante toda a temporada, além disso não está inscrito pelo Tricolor.

Entre os possíveis rivais do Fluminense, o destaque fica para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita e para o Manchester City. Do lado dos Sauditas, o cria de Xerém Fabinho, Benzema e Kanté são os principais destaques do campeão Árabe. O vencedor da Champions League teve em sua lista a confirmação da presença de Kevin De Bruyne, que era dúvida por lesão.

A delegação tricolor embarca para Jeddah, na Arábia Saudita, na próxima terça-feira (12), quando Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e Auckland City, da Nova Zelândia, dão o pontapé inicial pela primeira fase do Mundial de Clubes.

A lista de inscritos do Fluminense no Mundial:

  • Goleiros: Fabio; Pedro Rangel e Vitor Eudes
  • Defensores: Samuel Xavier; Marlon, Guga, Felipe Melo, Nino, Diogo Barbosa, David Braz; Marcelo
  • Meio-campistas: Alexsander, André, Martinelli, Ganso, Daniel, John Árias, Thiago Santos; Lima
  • Atacantes: John Kennedy; Keno, Germán Cano; Yony González
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo