Rivalidade. Clássico. Palmeiras e São Paulo. Três coisas em comum que movimentam muitos torcedores no Brasil e neste domingo (4) não vai ser diferente. As equipes se enfrentam pela Supercopa Rei, às 16h (horário de Brasília), no Mineirão. Os clubes farão mais um duelo na história e pela 13ª vez, o clássico vai decidir uma taça.
Levando em consideração os 12 jogos decisivos, sendo onze pelo Campeonato Brasileiro e onze pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras leva pequena vantagem sobre o São Paulo. Ao todo, a equipe comandada por Abel Ferreira conquistou sete taças após os jogos contra o São Paulo, que venceu cinco.
Três dessas partidas foram em finais diretas: 1922, 2021 e 2022, todas disputadas pelo Campeonato Paulista. Nesse recorte, a equipe são-paulina foi superior em duas oportunidades, enquanto o time palmeirense saiu campeão apenas na última delas.
+ Para saber mais sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook
Mas e a primeira taça? A primeira aconteceu no Estadual de 1933, que era disputado em pontos corridos. Naquela oportunidade, o ainda conhecido como Palestra Itália venceu pelo placar de 1 a 0. Depois, as equipes se enfrentaram mais sete vezes em Pulistão de pontos corridos: 1942, 1944, 1950 e 1972 em que o Palmeiras conquistou taças. Já em 1943, 1946 e 1971 o São Paulo conquistou os títulos.
Já em 1973, ambas as equips decidiram o título do Campeonato Brasileiro após o quadrangular final. Na partida final, os times empataram sem gols e o Palmeiras ficou com o troféu.