Léo Ortiz chega ao Flamengo para fortalecer ainda mais o ótimo elenco rubro-negro. O zagueiro se juntará ao meio-campista De la Cruz e ao lateral Viña, como as caras novas para a temporada de 2024.
O uruguaio De la Cruz foi contratado junto ao River Plate, por 16 milhões de dólares, cerca de 78 milhões de reais. Ídolo do time argentino, o meio-campista é muito habilidoso, mas chegou ao rubro-negro sem uma posição definida. Tite o testou em mais de uma posição no meio-campo. Jogou ao lado de Gérson e Arrascaeta e também na posição de camisa 10, no lugar do seu compatriota. No último dia 18, Gérson se apresentou com fortes dores abdominais e foi encaminhado para exames. O diagnóstico foi de hidronefrose e precisou passar por cirurgia.
No dia 20, em jogo contra o Boavista, De la Cruz entrou no lugar do volante, formando dupla com Igor Jesus. E parece que o jogador se encontrou. Como um clássico “box-to-box”, o uruguaio deu fluidez ao time rubro-negro, com um jogo bastante vertical, encontrando com facilidade seus companheiros no ataque, seja com passes curtos ou lançamentos longos, nas costas dos zagueiros adversários. Nesta partida, Nico, como é chamado por seus companheiros, deu uma assistência para Arrascaeta marcar o 4° e último gol do Flamengo.
Matías Viña demorou um pouco mais para fazer a sua estreia, já que chegou machucado ao clube. O lateral esquerdo sofreu uma lesão no joelho direito, em dezembro de 2023, quando ainda jogava pelo Sassuolo, da Itália.
O também uruguaio foi contratado como opção a Ayrton Lucas, já que Filipe Luís se aposentou no fim do ano e Tite ficou sem reserva para a posição.
Viña fez sua estreia na partida contra o Boavista, entrando no decorrer do segundo tempo. Contra o Madureira, o treinador rubro-negro deu a primeira oportunidade para o lateral iniciar o jogo e ele foi um dos melhores em campo. Muito seguro na defesa e com bastante ímpeto ofensivo, o jogador acertou 4 dos 7 cruzamentos que tentou, além de ganhar 9 duelos na partida.
O uruguaio é um lateral polivalente e mostrou suas qualidades quando jogou pelo Palmeiras. Com os títulos e as excelentes atuações, acabou vendido para Roma – ITA. Vinã também é constantemente convocado para a seleção do seu país. O atleta pode jogar como lateral, como ala, como meia avançado pela esquerda e até como um terceiro zagueiro.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Último a chegar, Léo Ortiz deve ser anunciado hoje (5), como o terceiro reforço do Rubro-Negro. O zagueiro foi destaque nas 5 temporadas disputadas pelo Red Bull Bragantino, sendo, inclusive, convocado pelo próprio Tite em algumas ocasiões.
Léo Ortiz é um zagueiro que joga, principalmente, pelo lado direito. Entretanto, jogou por diversas vezes pelo lado esquerdo, se adaptando ao companheiro de zaga. Sua versatilidade é uma das principais características. Muito bom no jogo aéreo, o jogador também se destaca nas bolas por baixo e na qualidade de sair jogando. Além de suas características defensivas, Léo também chega bem ao ataque e tem 15 gols na carreira, além de 7 assistências. O jogador pode ser mais uma arma no jogo aéreo, que já conta com ótimos números do também zagueiro, Léo Pereira. Ortiz vinha jogando normalmente pelo RB Bragantino e, caso a diretoria consiga inscrevê-lo até quinta-feira (7), o novo contratado já chega em perfeitas condições de jogo e fica à disposição de Tite para a semifinal do Campeonato Carioca, contra o Fluminense.
Tite, que foi contratado em outubro do ano passado, tem em mãos um elenco cada vez mais forte. O treinador, como é de praxe na sua carreira, começou arrumando a casa pela defesa. Com um sistema defensivo forte e sólido (só levou um gol na Taça Guanabara e não estava com seus zagueiros titulares em campo), sua equipe está cada vez mais organizada e letal na fase defensiva. A temporada se inicia com a esperança dos rubro-negros renovada e com o desejo de levantar muitas taças esse ano.