O Atlético-MG enfrenta o América-MG pelo 1° jogo da semifinal do Campeonato Mineiro neste sábado (09), às 16h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O Coelho tem a vantagem de dois empates, ou uma vitória e derrota de mesma diferença de gols, devido a melhor campanha que o clube alvinegro durante a fase de grupos da competição. A partida de volta acontecerá no próximo final de semana, no dia 16 de março.
As duas equipes vivem fases diferentes neste início de temporada. O Atlético-MG passa por um momento de incertezas e críticas, muitas delas direcionadas ao técnico Luis Felipe Scolari, que tem batido de frente com a torcida em diversas decisões tomadas dentro de campo. O América-MG teve um começo de campeonato interessante, e era a melhor campanha disparada da competição. Porém, o Coelho oscilou na reta final do estadual e perdeu o posto para o Cruzeiro. Ainda pela Copa do Brasil, o clube acabou sendo eliminado ainda na 1ª fase para o Maringá, do Paraná.
DEFESA
A situação defensiva das duas equipes no Campeonato Mineiro é bem diferente. O América-MG, que passou por um rebaixamento doloroso no fim da temporada passada, tendo a pior defesa disparada do Brasileirão. Com a chegada do técnico Cauan de Almeida, a equipe conseguiu se reorganizar defensivamente com a mesma base que esteve no fatídico descenso. O clube só sofreu 2 gols durante todo o torneio e fez 18, sendo então o melhor ataque e a melhor defesa da fase de grupos.
Para saber tudo sobre o Atlético, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Do outro lado, o Atlético-MG que é o favorito e atual campeão estadual pelo 3° ano seguido, não reflete a mesma segurança que o rival. O alvinegro sofreu 6 gols na primeira fase, e é a segunda pior defesa do mata-mata, atrás somente do Tombense, que foi vazado 7 vezes. Além disso, o Galo ainda passa por uma indefinição no setor. Com as partidas ruins de Guilherme Arana, o jovem da base Rubens tem buscado espaço entre os titulares.
A dupla de zaga também vem sofrendo alterações durante a competição. O técnico Felipão já testou Jemerson, Maurício Lemos, Bruno Fuchs, Igor Rabello. Apenas o zagueiro Jemerson teve uma sequência maior com o treinador, e jogou 7 vezes de 8 partidas do estadual. Todos os demais atuaram 3 vezes como titulares cada.
Entre as parcerias formadas na defesa, somente a dupla Jemerson e Rabello não sofreram gols. Os dois atuaram juntos em duas partidas, Atlético-MG 2×0 Athletic e Itabirito 0x2 Atlético-MG. Lemos e Jemerson não foram vazados em uma única oportunidade, na partida entre Atlético-MG 4×0 Democrata-GV. Com Jemerson e Fuchs, a defesa também permaneceu ilesa em uma partida, Atlético-MG 3×0 Ipatinga.