Apesar das críticas da imprensa e até de alguns torcedores por ter retornado tão cedo as atividades, o Flamengo e o seu protocolo estão sendo usados como exemplo para a Conmebol e outras equipes até de outras modalidades.
Em conferência realizada no início desta semana, o preparador físico Mário Monteiro foi o representante do clube na reunião sul-americana e apresentou toda a estrutura de trabalho e as novas metodologias de treinos que estão sendo implantadas pelo rubro-negro.
O Dr Márcio Tannure também foi porta voz do clube, dessa vez numa apresentação para a equipe do Jaraguá Futsal. Em videoconferência com a comissão técnica, médicos e diretoria do clube de futsal do sul, o Flamengo mostrou todo o protocolo elaborado durante a pandemia para garantir a maior segurança possível aos jogadores no retorno aos trabalhos.
Entre os principais pontos do protocolo, está a redução em 80% do estafe no Ninho e proibição temporária do uso do refeitório e academia. Além disso, o clube tem acompanhado clinicamente os jogadores profissionais e seus familiares.