No jogo adiado da 18ª rodada do Brasileirão, o São Paulo recebeu o Botafogo na noite desta quarta-feira, no Morumbi, e, sem deixar escapar a possibilidade de abrir sete pontos de vantagem sobre o vice colocado Atlético-MG, goleou por 4 a 0. O placar foi construído no primeiro tempo, quando Brenner, duas vezes, foi às redes. Reinaldo ampliou em cobrança de pênalti. Hernanes, no finzinho, deu números finais ao placar. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 50 pontos em 24 partidas disputadas. Na vice-lanterna, o Botafogo supera apenas o Goiás na tabela de classificação.
Do mesmo modo que jogam a favor de quem vive boa fase, os números também são contrários quando a recíproca é verdadeira. No caso do São Paulo, na história do Brasileirão em pontos corridos, nenhum time que abriu tamanha vantagem sobre o segundo colocado nessa altura da competição ficou sem o título. Já no exemplo do Botafogo, as seis derrotas seguidas igualam a negativa marca que o clube alcançou em 2014, temporada que acabou rebaixado. Sinal de alerta ligado.
No próximo domingo (13), às 18h15, o São Paulo enfrenta o Corinthians, em Itaquera, para a disputa do Majestoso. Um dia antes, no Beira-Rio, às 19h, horário de Brasília, o Botafogo encara o Internacional, que também busca se reencontrar na competição.
PRIMEIRO TEMPO
Consolidado, solto e tranquilo: assim foi o primeiro tempo do São Paulo contra o Botafogo. No controle do jogo desde o início, o tricolor abriu o placar aos nove minutos. Brenner, de cabeça, colocou no fundo das redes. Na jogada, destaque para a troca de passes entre Luciano e Gabriel Sara, que deu a assistência ao camisa 30. Seis minutos depois, o mesmo camisa 30 parou na trave. Quase o segundo.
Aos 26, porém, nada o pararia. Após assistência precisa de Luciano, Brenner carregou a bola até a grande área e, com a potente perna esquerda, bateu forte. 2 x 0. Sem se encontrar em campo, o Botafogo se atrapalhava cada vez mais. Aos 33, Marcelo Benevenuto dividiu bola perigosa com Luan. Resultado: expulsão após análise do VAR e um a menos para o Glorioso. Quando o árbitro se preparava para encerrar a partida, Igor Gomes acertou a bola no braço de Forster. Após nova revisão do árbitro de vídeo, o juiz acabou marcando pênalti para o São Paulo. Reinaldo ampliou e aumentou o desespero do time carioca.
SEGUNDO TEMPO
Sem grandes emoções com exceção do golaço marcado por Hernanes, aos 44, o segundo tempo serviu para Diniz reexperimentar alguns atletas, como Vitor Bueno, Hernanes, que chegou a seu terceiro gol no Brasileirão, Pablo e Igor Vinícius. Os quatro entraram. Luciano seguiu dando trabalho no ataque, mas nada de muito perigoso foi criado pelo setor ofensivo na segunda etapa. Do lado do Botafogo, idem. Kalou saiu no intervalo.
Esperança da torcida, Honda, fora do jogo por questões e opções técnicas, nem entrou. Cavalieri salvou o quanto pôde, mas o Botafogo não conseguiu converter força de vontade em jogadas de perigo. O São Paulo aproveitou para, além de aumentar com o tirambaço do camisa 15, administrar o bom resultado construído. O placar acabou ficando com gosto extremamente doce ao tricolor. Para o alvinegro, que saiu claramente desolado do gramado do Morumbi, todo cuidado é pouco para se reencontrar na competição.
Acompanhe a seguir tudo como foi o jogo na transmissão com a equipe do Esporte News Mundo!
Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.