Philippe Coutinho não saiu do banco durante a goleada por 3 a 0 sofrida pelo Barcelona diante da Juventus, na última terça-feira. Segundo o jornal catalão “Mundo Deportivo”, o motivo da ausência do brasileiro na Liga dos Campeões não foi técnico, e sim, um problema muscular, que também transforma o meia-atacante em dúvida para o jogo contra o Levante no próximo domingo, pelo Campeonato Espanhol.
Segundo o veículo, Coutinho será reavalido nesta sexta-feira. Na quarta-feira, o jogador revelado no Vasco não treinou devido ao nascimento de seu filho, o primeiro depois de duas filhas. Nesta quinta, o elenco teve folga.
Coutinho se machucou durante o clássico contra o Real Madrid, no dia 24 de outubro. Ele atuou até o fim da partida, mas exames no dia seguinte revelaram uma lesão no bíceps femoral esquerdo. Não foi informado o tempo aproximado de licença médica, mas a partir da descrição do acidente, estimou-se que seriam cerca de três semanas no departamento médico. A previsão se cumpriu e o brasileiro reapareceu no jogo com o Atlético de Madrid, em 21 de novembro.
Contra o Dínamo de Kiev, pela Liga dos Campeões, Coutinho foi como titular e substituído 20 minutos do segundo tempo por Griezmann . O cenário foi parecido contra o Osasuna, quando foi substituído por Dembélé após marcar um gol. Foi poupado contra o Ferencváros, no dia 2 de dezembro, e atuou apenas no primeiro tempo contra o Cádiz, no dia 5.
Coutinho iniciou o ano como titular absoluto de Ronald Koeman, atuando como um camisa 10 atrás de Messi, mas tem perdido espaço pelos recorrentes problemas físicos.