Nesta quarta-feira (16) o São Paulo enfrenta o Atlético Mineiro pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30h (horário de Brasília) e literalmente estará em jogo a luta pela ponta da tabela. Para enfrentar o Galo, o Tricolor terá um ponto positivo depois da derrota no último domingo no clássico contra o Corinthians: o excelente retrospecto no Morumbi.
Como mandante, o Tricolor é a equipe que tem a melhor campanha do Brasileirão, com 12 jogos – 8 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota, com 20 gols marcados e apenas 6 gols sofridos, um aproveitamento de 77,8%.
Já somando todas as competições em que o Tricolor já disputou nesta temporada como mandante, o aproveitamento é de 60%. São 25 jogos – 15 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas, com 50 gols e 23 gols sofridos.
Os últimos 10 confrontos entre São Paulo e Atlético Mineiro desde 2016 juntando Libertadores e Campeonato Brasileiro, é de domínio da equipe Mineira: são 6 vitórias do Galo, 2 empates e apenas 2 vitórias do Tricolor. Somente duas partidas Fernando Diniz esteve no comando técnico da equipe paulista: em 2019, quando ganhou por 2 a 0 no Morumbi e o último confronto com derrota pelo Brasileirão, em Setembro.
O último jogo pelo primeiro turno do campeonato, válido pela 7ª rodada, a equipe mineira levou a melhor, ganhando por 3 a 0, chamando a atenção para as polêmicas com a arbitragem em virtude de um gol marcado pela equipe paulista que não foi validado. O São Paulo vinha de três vitórias consecutivas até enfrentar o Galo, mas a eliminação para o Mirassol no Campeonato Paulista acabou abalando o desempenho da equipe. A derrota foi somente a porta de entrada para os resultados negativos chegarem e o cargo do técnico Fernando Diniz estava por um fio.
Recuperado das eliminações na temporada e com o melhor aproveitamento do Brasileirão com 66,6%, o São Paulo possui o ataque como mandante com uma média de 1,67 gol por jogo, com 20 gols marcados, mas outro ponto em vantagem para este confronto é que o São Paulo tem a melhor defesa atuando em seus domínios: somente 6 gols sofridos. O Tricolor não leva gols há dois jogos, a última partida em que a defesa foi vazada foi no empate em 1 a 1 contra o Vasco, pela 22ª rodada.
Mesmo vindo de uma derrota no clássico no último domingo e terminando com a sequência invicta de 17 jogos, o São Paulo ainda se mantém na ponta da tabela com 50 pontos e irá com força total para este duelo decisivo, que, dependendo do resultado, pode embolar ainda mais a competição.
Para saber tudo sobre o São Paulo siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram