Copa do Mundo - Qatar 2022

A última dança: Tite inicia competição final no melhor momento pela Seleção Brasileira

Tite

Oficializado como técnico da seleção em junho de 2016, o Brasil vai disputar a segunda Copa do Mundo sob o comando de Tite, 20 anos depois da conquista do penta. Nos quatro anos, Tite conseguiu elevar a seleção a um patamar sólido e implantou seu estilo de jogo. 

2019 e 2020

Nesse tempo, o Brasil atingiu mais de 80% de aproveitamento, além de ter adicionado mais bagagem em relação à Copa de 2018, contando, inclusive, com a conquista da Copa América em 2019. Em 2020, Tite comandou a seleção brasileira por apenas quatro jogos – e venceu todos eles. O dado é preenchido por vitórias expressivas contra Bolívia e Peru, uma vitória tímida sobre a Venezuela e 2 a 0 contra o Uruguai. Vale destacar que as partidas foram válidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, que será realizada em novembro deste ano. 

Tite entregou lista com os 55 pré-convocados para a Copa, mas decidiu não divulgá-la ao público

2021 e 2022

Em 2021, a seleção ficou marcada pela derrota na final da Copa América contra a Argentina, mas também pela classificação antecipada para a Copa do Mundo, em primeiro lugar na tabela – e com folga para o segundo colocado. No ano seguinte, no entanto, começou com uma partida nada inspirada contra o Equador, em que a seleção empatou em 1 a 1, mas se redimiu com uma goleada por 4 a 0 sobre o Paraguai, Chile e Bolívia. 

Seis anos de Tite: Relembre a passagem do treinador pela Seleção Brasileira

Já classificada para a Copa, a seleção deu início aos amistosos vencendo a Coreia do Sul por 5 a 1, o Japão, por 1 a 0, e Gana, por 3 a 0. O último jogo antes do mundial ficou marcado pela goleada sobre a Tunísia, 5 a 1. 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

RETROSPECTO

Desde que foi anunciado pela seleção, Tite comandou 76 jogos, incluindo amistosos, eliminatórias para a Copa de 2022, mundial de 2018 e Copa América. O número de vitórias, no entanto, é expressivo. Tite venceu 58 (!), perdeu cinco e empatou 14, dos 76 jogos disputados, resultando em 80% de aproveitamento. Se todas as partidas fossem válidas por um campeonato de pontos corridos, de 228 pontos válidos, Tite teria conquistado 174 deles. 

Em relação ao saldo de gols, a seleção marcou 166 e sofreu 27 (!). Dos 76 jogos, a equipe de Tite teve sua defesa vazada em apenas 25.

Na lista de artilheiros, contando com o mundial de 18, estão:

  • Paulinho, 8 
  • Lucas Paquetá, 7
  • Casemiro e Raphinha, 5
  • Marquinhos, 3;
  • Marquinhos, Thiago Silva, Willian, Everton, Everton Ribeiro e Gabigol, 3
  • Renato Augusto, Diego Souza, Marcelo, Alex Sandro, Antony, 2
  • Daniel Alves, Artur, Filipe Luis, Danilo, Taison, David Neres, Dudu, Éder Militão, Rodrygo, Vinícius Jr, Bruno Guimarães e Pedro, 1
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo