Campeonato Brasileiro

Abel Ferreira despista sobre saída, evita comemoração e enfatiza: “Neste momento, não somos campeões”

Abel Ferreira está próximo de conquistar mais um título pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Verdão venceu o Fluminense por 1 a 0, no Allianz Parque

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, tratou de frear qualquer comemoração pelo título brasileiro, que está muito perto, porém ainda não foi sacramentado matematicamente. Neste domingo (3), o time venceu o Fluminense por 1 a 0, chegou a 69 pontos e somente uma reviravolta com placares elásticos na última rodada poderia tirar o 12º título brasileiro alviverde.

O português também aproveitou para responder a respeito de especulações de que acertou sua saída para o Al Sadd, do Catar. Ele tratou de enfatizar que são especulações, ponderando que é muito desgastante ser treinador no Brasil, mas que não é ingrato.

“Não vou comentar especulações, vocês sabem como é o futebol brasileiro. Já falei ao longo do ano, tem várias especulações sobre vários jogadores, treinador, é normal. Mas, o mais importante é o jogo mais importante do ano que nós temos na quarta-feira e queremos carimbar este título, porque neste momento não somos campeões e queremos muito ser”, disse.

Na sequência, novamente questionado sobre se havia acertado sua saída, Abel negou. “Não defini, vocês sabem o que passa comigo, que eu tenho contrato. Isso é especulação.” Caso confirme o título na próxima quarta-feira (6), será o nono conquistado por ele como treinador do clube.

“Na primeira ou na segunda Libertadores disse que ia parar e refletir, como sempre faço todos os anos. Quando ganhamos contra o Flamengo, eu disse igual: ‘estou de saco cheio’, e isso não é mentira nenhuma. Quer que eu diga que é difícil fazer jogos e viagens a cada três dias, é difícil ter instituições do futebol brasileiro constantemente insinuando que sua comissão técnica ou você é isso ou aquilo, quando outros fizeram igual e não falaram nada. Acham que isso é fácil? São três anos, não três dias, nem três meses”, refletiu

“Todos os anos, chego ao final, tenho um relatório pronto do que pedi no ano anterior, o que aconteceu e o que penso que será o futuro do clube. E este relatório está pronto para ser entregue quando acabar o Brasileirão. E, ter tempo pra descansar, porque é muito desgastante ser treinador no futebol brasileiro, mas tem uma coisa que eu tenho que vos dizer: eu não sou ingrato”, completou Abel.

Com a vitória deste domingo, mesmo se a equipe for derrotada para o Cruzeiro na última rodada, deverá ficar com a taça, já que o Atlético-MG precisaria tirar uma diferença de pelo menos sete gols – o Flamengo precisaria de mais ainda, 15. O Botafogo, no momento da publicação desta reportagem, está enfrentando o próprio Cruzeiro e precisa vencer. Cruzeiro x Palmeiras será nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Mineirão.

+Endrick celebra vitória mas rechaça conquista antecipada: ‘A gente sabe como é o Brasileirão’

Abel revelou que, quando o time estava a 13, 14 pontos do antigo líder, Botafogo, disse duas frases ao elenco. “Disse duas coisas. Tivemos a 14 pontos, ou 13? Disse a eles que, se largassem (o campeonato), eu seria o primeiro a largar. Se eu sentisse que eles largassem , eu era o primeiro a largar. Essa foi a primeira. E a segunda foi que vos disse: temos uma oportunidade de sair daqui, eu como melhor treinador e vocês como melhores jogadores. São estes momentos de dificuldade e que nos colocam à prova que podem nos fazer crescer e retornar melhores ainda, e acho que eles entenderam as palavras que quis dizer”, contou.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

“Não que eu tenha sentido o que quer que seja quando eu disse ‘se vocês largassem, eu também largo’ mas, às vezes, quando está a 13, 14 pontos, a tendência pode ser que já não se tenha mais nada a fazer. Eu sempre disse que temos uma identidade, um caráter, esta equipe tem uma história neste clube. Foram essas duas frases, e acho que eles conseguiram entender como equipe e isso, para mim é o que mais me enche de orgulho: olhar e ver que não conseguem criar rótulos a essa equipe, que só consegue jogar desta maneira, e só dar um destaque.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo