Nesta quarta-feira (22), Fortaleza e Ceará se enfrentam pelo primeiro jogo das oitavas da Copa do Brasil, às 20h, na Arena Castelão. Pelo segundo ano consecutivo, os rivais retomam a disputa esportiva e financeira por uma vaga entre os oito melhores da competição. No âmbito da gestão, as diretorias contam com semelhanças comerciais e uma boa relação para o desenvolvimento do futebol no estado, que tem a dupla na Série A desde 2019.
“Tudo isso é fruto de um trabalho a médio e longo prazo. Sempre gosto de ressaltar que a bola não entra por acaso, existe um suporte de toda a comissão para o êxito dentro das quatro linhas. O futebol nordestino está se reestruturando e conseguindo almejar feitos esportivos nas principais competições do calendário competitivo”, pontua Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
No campo dos sócios-torcedores, Ceará e Fortaleza travam mais uma batalha numérica. Os clubes estão entre os dez com o maior número de inscritos no programa no futebol brasileiro. Atualmente, o Vozão leva ligeira vantagem, com 47 mil associados, quatro mil a mais que o Tricolor.
Já nos uniformes, os adversários contam com fornecedores próprios de materiais esportivos. Nos patrocinadores, há 11 investidores em comum nas camisas. Além disso, as equipes lideram o número de marcas estampadas nos materiais de jogo dentre os times da primeira divisão.
“O aporte em clubes do mesmo estado pode impulsionar o engajamento das marcas, que conseguem trabalhar ativações para criar uma relação com a torcida. Nesta temporada, estamos trabalhando em conjunto com a Betcris, casa de apostas patrocinadora de Fortaleza e Ceará, e proporcionando ações para reverter os torcedores em clientes”, acrescenta Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo e sócio da BP Sports, empresa que intermediou a negociação dos clubes nordestinos.
Na temporada, ambos seguem na disputa por torneios internacionais. Na Libertadores, o Fortaleza enfrenta o Estudiantes (ARG) pelas oitavas de final. Na mesma fase, o Ceará encara o The Strongest (BOL) na Sul-Americana.