Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

África do Sul vence Itália nos acréscimos e conquista classificação inédita na Copa do Mundo

África do Sul conquistou primeira vitória na história das Copas e garantiu vaga nas oitavas (Lars Baron/Getty Images)

Seleção sul-africana saiu atrás, buscou a virada, cedeu o empate e garantiu aos 46 do segundo tempo o resultado necessário para seguir no Mundial

Lars Baron/Getty Images

A África do Sul não tinha vencido uma partida sequer em um torneio de alcance mundial, como Olimpíada ou Copa do Mundo. Mas a primeira vitória veio no momento mais apropriado. Em jogo disputado no Estádio Regional de Wellington, em Wellington/NZL, a equipe sul-africana superou a Itália por 3 a 2. Orsi (contra), Magaia e Kgatlana marcaram os gols das Banyana Banyana, enquanto Arianna Caruso assinalou os tentos da Squadra Azzurra. Com o resultado obtido na terceira rodada do Grupo H, a equipe garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023.

                 

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

A partida começou bem equilibrada, com as equipes sem finalizar. Até que a bola parada abriu o placar. Aos nove minutos, Dhlamini calçou Beccari por trás e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Caruso bateu no canto direito de Swart e colocou as italianas em vantagem. Ficar atrás no marcador colocou as sul-africanas mais presentes no campo ofensivo. E veio o empate em um lance bizarro. Aos 31 minutos, a zagueira Benedetta Orsi recuou para a goleira Francesca Durante, mas não viu onde estava a arqueira e exagerou na força do passe. Gol contra bisonho e empate.

No segundo tempo, a África do Sul apareceu mais animada, com melhor desempenho, mais presente no campo ofensivo. Com a necessidade de vencer para buscar a classificação, a virada veio aos 23 minutos. Kgatlana recuperou a posse de bola no lado esquerdo e acionou Magaia. A meia dominou na área e bateu cruzado, sem chances de defesa para Durante. Mas a comemoração durou poucos minutos. Aos 28, Giugliano cobrou escanteio da esquerda, Girelli escorou na primeira trave e Caruso marcou o segundo dela, o segundo da Itália.

O gol colocava a Sqaudra Azzurra na próxima fase, mas a partida permaneceu aberta até o fim. A virada italiana quase veio, mas Swart salvou à queima-roupa finalização de Girelli. Mas o atrevimento das sul-africanas colocou a equipe na próxima fase. Aos 46 minutos, Seoposenwe recebeu na esquerda e acionou Magaia. A meia escapou de duas marcadoas, entrou na área e rolou para Kgatlana fazer o gol mais importante da seleção feminina em todos os tempos.

Com o resultado, a África do Sul terminou na segunda posição do Grupo G, com quatro pontos ganhos, atrás da Suécia, líder com máximo aproveitamento. Por outro lado, a Itália somou três pontos e ficou no terceiro lugar, à frente da Argentina. Nas oitavas de final, as Banyana Banyana irão enfrentar os Países Baixos às 23h do próximo sábado (5), no Sydney Football Stadium, em Sydney/AUS.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo