Nesta terça-feira (27), a Alfa Romeo confirmou que Guanyu Zhou seguirá com a equipe para a temporada de 2023. Com isso a equipe italiana tem sua dupla para o próximo ano oficializada, Zhou e Bottas seguiram como pilotos da escuderia.
+ Fórmula 1 divulga que terá seis corridas sprint à partir de 2023
O chinês, que está na sua primeira temporada na Fórmula 1, não tinha sua vaga ameaçada por nenhum outro piloto do grid e a decisão de manter Zhou como piloto da equipe foi fácil segundo o chefe da escuderia, Frederic Vasseur, que elogia muito o jovem piloto.
“Desde o primeiro dia com a equipe, no teste de Abu Dhabi no ano passado, ele me impressionou com sua abordagem de trabalho e isso é sempre uma característica muito positiva. Sabíamos que ele era rápido, mas a maneira como ele se adaptou à Fórmula 1 em tão pouco tempo foi uma das melhores surpresas da nossa temporada.”
Zhou é o único piloto do atual grid da Fórmula 1 que está na sua temporada de estreia. Antes de chegar na principal categoria do automobilismo, o chinês passou três temporadas na Fórmula 2, todas na Virtuosi, sua melhor campanha foi a de 2021, quando terminou em terceiro no Mundial de Pilotos, nesta temporada ele foi companheiro do atual campeão da F2, o brasileiro Felipe Drugovich.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
“Ele é um cara muito legal, todos na equipe gostam tanto de sua personalidade quanto de sua atitude. Ele teve a humildade de fazer perguntas e aprender, tanto com os engenheiros quanto com Valtteri, e a inteligência para aplicar todas as informações que obteve para melhorar corrida após corrida.”
Na Fórmula 1, Zhou tem seis pontos no total, o chinês terminou na zona de pontuação no GP do Bahrein, GP do Canadá e no GP da Itália. Seu melhor resultado foi em terras canadenses quando terminou na oitava posição.
Entretanto, mesmo com todos os bons resultados na categoria, o momento mais marcante até aqui da carreira de Zhou foi no GP de Silverstone. Na corrida britânica o chinês sofreu um acidente gravíssimo onde seu carro capotou e deslizou pela reta principal da pista até bater nas proteções que cobrem a torcida. Mesmo sendo um susto imenso, o piloto da Alfa Romeo foi para o hospital e confirmou que estava tudo bem com ele.