Automobilismo

Fórmula 1 divulga que terá seis corridas sprint à partir de 2023

Divulgação / Twitter: Fórmula 1

A Fórmula 1 terá novidade para 2023 e que vem para ficar. As famosas corridas sprint que chegou em 2021 e foi mantida em 2022, vai continuar no próximo ano.

O formato da corrida classificatória em 100km no sábado irá acontecer no calendário de 2023 em seis etapas, o dobro até momento. Lembrando, que na próxima temporada terá um recorde de 24 GPs, sendo o máximo previsto no Pacto da Concórdia.

Nesta terça-feira (27), o Conselho Mundial de Automobilismo tomou a decisão, mas ainda não confirmou quais são os seis circuitos que irão receber a corrida sprint. Em 2021, foram: Silverstone (Inglaterra); Monza (Itália) e Interlagos (Brasil). Neste ano, Imola (Itália); o Red Bull Ring (Áustria) e novamente Interlagos.

“A corrida classificatória proporciona ação nos três dias, com todos os pilotos lutando por algo desde o início da sexta, até a corrida principal no domingo, acrescentando mais drama e animação ao fim de semana.” disse o CEO da F1, Stefano Domenicali.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Na temporada deste ano, o sistema de pontuação das corridas classificatórias sofreu alteração. No início, só os três primeiros colocados pontuavam. Em 2022, os oitos pilotos mais rápidos são recompensados. As corridas sprint foram criadas para tornar as corridas mais atrativas, sendo uma disputa de 100km que dura um média de 25 a 30 minutos que define o grid de largada na prova principal, no domingo. Esse método substitui a classificação que acontece em três períodos e foi alterado para a sexta-feira, no lugar do segundo treino livre.

“A confirmação de seis fins de semana com a corrida classificatória no campeonato de 2023 em diante é outro exemplo do crescimento contínuo e prosperidade no mais alto nível do automobilismo.” disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

A Fórmula 1 volta no dia 2 de outubro com o GP de Singapura. A etapa no circuito de Marina Bay pode decretar o bicampeonato de Max Verstappen de forma antecipada. E você acompanha todas as emoções em nossa cobertura completa em nosso site. Lembrando que restam apenas seis provas para o fim da temporada 2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo