Futebol Internacional

Alisson lamenta erro do VAR em gol mal anulado do Liverpool: “Frustração muito grande”

Alisson, goleiro do Liverpool (Justin Setterfield/Getty Images)

Lance invalidado por impedimento inexistente mesmo após revisão da arbitragem de vídeo resultou na derrota do Liverpool contra o Tottenham

Justin Setterfield/Getty Images

Um jogo emocionante e decidido no último lance. Em jogo disputado no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres/ING, o Tottenham venceu o Liverpool por 2 a 1. O confronto foi válido pela sétima rodada da Premier League 2023-24 e disputado na tarde deste sábado (30). Son abriu o placar aos londrinos, Gakpo empatou no fim do primeiro tempo e Matip (contra) garantiu a vitória dos Spurs no último lance da partida.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Mas o duelo poderia ter um resultado diferente. Os Reds tiveram duas expulsões. Na primeira, Curtis Jones recebeu cartão amarelo, mas teve a cor modificada e foi expulso após revisão da arbitragem de vídeo. O cartão vermelho aos 25 minutos do primeiro tempo foi justificado pela gravidade da lesão. Na segunda etapa, Diogo Jota recebeu dois amarelos em dois minutos e foi expulso. Mas a principal reclamação do Liverpool não ocorreu pelas expulsões.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, Salah acionou Luis Díaz em velocidade e o atacante colombiano empatou na saída de Vicario, mas o lance foi anulado por impedimento. O lance revisado, apesar da impressão de estar em posição legal, o gol não valeu. A partida ainda estava empatada sem gols. A reclamação pós-revisão e divulgação das imagens gerou revolta no ambiente do clube de Merseyside. Em entrevista após o jogo concedida à ESPN Brasil, o goleiro brasileiro Alisson citou a indignação de todo o grupo.

“A minha posição é clara, todo mundo viu. Não gosto de falar de arbitragem, nem podemos falar de arbitragem. Às vezes, parece que a gente é prisioneiro. Quando abre a boca, é punido de todas as partes. Somos seres humanos e temos que ficar indignados com esse tipo de coisa. Sim, é o sentimento de torcedor. Nosso sentimento também. Um erro que custou o resultado do jogo. Hoje não podia ter sido totalmente diferente. Agora a gente tem que lidar com isso. Nós, internamente, vamos lidar com isso. Espero que internamente essas coisas também parem de acontecer. Eu sempre falei que o VAR é bom, justamente para esses lances de injustiça. E, incrivelmente, essas coisas seguem acontecendo com uma coisa tão simples, com algo que é tão objetivo. E a tecnologia está aí. Por que não coloca a tecnologia que a Fifa usou na Copa do Mundo?”, indagou Alisson.

Árbitro revê lance em Tottenham x Liverpool (Justin Setterfield/Getty Images)
(Photo by Justin Setterfield/Getty Images)

Apesar da reclamação, Alisson destacou a postura das equipes a ponto de protagonizar um duelo muito interessante de acompanhar, mas voltou a destacar que o resultado poderia ser diferente e satisfatório ao Liverpool se a arbitragem apresentasse melhor desempenho em lances cruciais.

“Se existem ferramentas que possam usar, então que usem para minimizar esses erros se eles continuam acontecendo. Eu acho esse sentimento de frustração muito grande, mas de orgulho de ter de fazer parte dessa equipe, de ter jogado esse jogo. Foi um grande jogo, um prato cheio para quem está assistindo futebol. A gente viu no intervalo, mas não com o intuito de ver a falha de arbitragem, mas com a atitude de ver aquilo que a gente fez certo no jogo, que foi uma grande jogada nossa, trabalhada para aquilo que a gente poderia reproduzir no segundo tempo. Voltamos para o segundo tempo e, infelizmente, teve outra expulsão, que também dá para entrar nesse assunto. Esse jogo tem muito assunto em relação à arbitragem. Eu acho que cabe a vocês (imprensa) falar bastante. Tem que falar, porque é muito frustrante esse tipo de coisa. Muito frustrante”, concluiu Alisson.

Avaliação da arbitragem

Pouco tempo após o fim da partida e a repercussão generalizada, o Conselho de Árbitros de Jogos Profissionais (PGMOL, em inglês) se pronunciou sobre o assunto. O órgão que controla a arbitragem no futebol da Inglaterra reconheceu o sério erro cometido e afirmou tomar as providências necessárias para analisar o que houve a fim de não haver mais repetência do fato.

“A PGMOL reconhece que um erro humano significativo ocorreu durante o primeiro tempo de Tottenham x Liverpool. O gol de Luis Díaz foi anulado por impedimento pela equipe de arbitragem em campo. Este foi um erro factual claro e óbvio, e deveria ter resultado na marcação do gol através da intervenção do VAR. No entanto, o VAR não interveio. A PGMOL conduzirá uma revisão completa das circunstâncias que levaram ao erro”, publicou.

Sequência

O Liverpool não perdeu apenas o jogo, mas a invencibilidade no Campeonato Inglês e a possibilidade de assumir a liderança da competição. Os Reds ocupam o quarto lugar, com 16 pontos. A equipe irá entrar em campo novamente às 16h da próxima quinta-feira (8), quando terão o Union Saint-Gilloise como oponente. A partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos da Uefa Europa League 2023-24 e será disputada no Anfield, em Liverpool/ING.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo