Copa do Brasil

Altos-PI vence o Sport e avança na Copa do Brasil

Foto: Anderson Stevens/Sport Recife

Na noite desta quarta-feira (2), o Sport Recife visitou o Altos, no Piauí, em partida valida pela primeira rodada da Copa do Brasil. O time piauiense se classificou pelo placar de 1 a 0, com gol de Betinho. É a quarta vez que os pernambucanos são eliminados na primeira fase da competição nacional.

DETALHES DA PARTIDA

Ambos os times começaram de maneira agressiva a partida, com finalizações dos dois lados em menos de 5 minutos de bola rolando. Ainda que o Sport tenha entrado como favorito contra a equipe do Piauí, o campo apresentou uma situação bem diferente: O Altos dominava o jogo, bastante consciente de suas ações com a bola, tentando ao máximo manter a posse e evitando chutões. O Jacaré se aproveitava da falta de compactação dos pernambucanos, e saia desde a entrada da área construindo seu jogo sem ser incomodado.

Já o Leão da Ilha aparentava ter entrado em campo para se defender, postando suas linhas defensivas muito próximas ao gol, isolando Parraguez a frente no momento sem bola. Com muita dificuldade para manter a bola no chão, e sofrendo com o gramado ruim do Lindolfinho, o time se limitava a rifar a bola para a frente e buscar aproveitar todas as faltas que sofria como uma oportunidade de gerar perigo via bola parada. Até mesmo os contra-ataques eram subutilizados pela equipe de Recife, que em diversas vezes se viu em boas condições para se aproveitar do espaço gerado pelo Altos, mas não conseguia encaixar uma transição rápida de forma eficiente.

Mesmo com esse cenário, a melhor chance do jogo foi do Sport, quando aos 41 minutos do primeiro tempo, Pedro Naressi se aproveitou de um erro na saída de bola do Altos e quase marcou o primeiro da partida, mandando a bola pelo lado esquerdo do gol.

No segundo tempo, o Leão substituiu Flávio por Jaderson, e teve uma leve melhora em campo, já que o camisa 59 pouco aparecia na partida. Com esse novo fôlego pelo lado direito, o time passou a chegar com mais frequência na área adversária durante os primeiros minutos da etapa complementar.

Apesar disso, a situação permanecia a mesma, já que o Altos exibia tranquilidade com a bola nos pés, em contraste com a dificuldade que os Pernambucanos tinham para construir jogadas. O jogo era nervoso, e os jogadores do Sport estavam visivelmente irritados com a arbitragem, e até mesmo um princípio de confusão após desentendimento de Mimica com Blas Cáceres.

Até que aos 65 minutos, o gol do Altos saiu. Betinho recebe a bola de Dieguinho, e mesmo marcado por Rafael Thyere, arremata para o gol e coloca o Jacaré em vantagem. A situação do Sport passava a ficar muito complicada.

Após o gol, a postura dos comandados de Gustavo Florentín mudou drasticamente, com o time buscando pressionar de maneira mais incisiva no campo de ataque. O técnico inclusive coloca Rodrigão no lugar de Blas Cáceres, visando ter uma presença de área maior com dois centroavantes em campo.

Poderia ter dado certo se não fosse por Mimica. Aos 80, o zagueiro do Jacaré manteve a equipe piauiense viva ao evitar o gol de empate. Em uma boa trama do Sport, Rodrigão bate no canto e quase marca, mas o defensor salvou em cima da linha.

Essa foi a ultima jogada de perigo do Leão. Mesmo precisando atacar, o Sport não conseguia ser mais perigoso que o Altos, que chegava bem no ataque aproveitando os espaços cedidos pelo Leão da Ilha. Apesar de contar com duas torres dentro da área nas figuras de Rodrigão e Búfalo Parraguez, o time da Ilha do Retiro não conseguia sequer cruzar a bola na área para que os atacantes pudessem cabecear.

ESCALAÇÕES

As duas equipes entrarem em campo dispostas no esquema 4–2–3–1. O Altos mandou a campo um time com: Marcelo; João Carlos, Mimica, Lucas do Carmo, Dieyson; Marcone, Tibiri; Elielton, Dieguinho, Manoel; Betinho.

Já o Sport entrou com: Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino, Lucas Hernandez; William Oliveira, Pedro Naressi; Flavio, Blas Cáceres, Luciano Juba; Búfalo Parraguez.

SITUAÇÃO NA COPA

Sem conseguir o gol de empate, o Sport Recife acabou mais uma vez eliminado. Dessa forma, todos os três times de Pernambuco que participaram da competição foram eliminados na primeira fase (Náutico caiu para o Tocantinópolis e o Salgueiro para o Santos). O Altos-PI, que não tem nada a ver com isso, avança na competição e vai enfrentar o vencedor do confronto entre Costa Rica-MS e ABC-RN.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube!

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Ambos os times voltam a campo no próximo sábado (05), pela fase de grupos da Copa do Nordeste. O Sport vai até Salvador enfrentar o Bahia, na Arena Fonte Nova, enquanto o Altos receberá o Fortaleza, em Teresina. Os dois jogos ocorrerão as 17h45 (horário de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo