Na tarde de ontem (12), após a derrota para o Goiás, o primeiro turno se encerrou simbolicamente para o América, pelo fato do time ter um jogo a menos contra o Vasco, o atual vice lanterna, que joga pela 19ª rodada hoje contra o Bragantino em Bragança Paulista. O Coelho se encontra na lanterna com 10 pontos, 12 derrotas, 4 empates e somente 2 vitórias conquistadas. E para escapar do fantasma do rebaixamento, o América teria que fazer uma campanha histórica e poucas vezes feita no Brasileirão.
Pensando na posição da tabela, o 20ª lugar, apenas uma vez um time que terminou o primeiro turno na última posição do campeonato, desde 2006, conseguiu escapar da queda, que foi justamente na última temporada, quando a equipe do Fortaleza de Vojvoda fez uma campanha espetacular no segundo turno e conseguiu escapar do rebaixamento. Em questão de pontuação, o América, atualmente com 10 pontos, defende a segunda pior pós primeiro turno, só perde para a Chapecoense em 2020, que terminou o primeiro bimestre com 7 pontos.
Não é a primeira vez na serie A do campeonato brasileiro que o Coelho encerra as primeiras 19 rodadas na lanterna do campeonato, a primeira foi em 2011 quando o América estava na atual posição com 13 pontos, a segundo foi em 2016 com os mesmos 13 pontos, e o time alviverde pode novamente atingir essa marca neste ano caso vença o seu jogo que está faltando contra o Vasco. A permanência na lanterna ou não dependerá do resultado desse jogo caso o Vasco saia derrotado hoje contra o Bragantino.
Essa é uma missão bastante complicada para o América, já a média de pontuação para não ser rebaixado é de 45 pontos, o Coelho teria que conquistar 35 de 57 pontos disputados no segundo turno, que seria um aproveitamento de 61%.